Saúde / HUMANIZAÇÃO

20 de Julho de 2022 09h40

Prefeito Emanuel Pinheiro amplia atendimento e entrega cinco novos micro-ônibus para pacientes que fazem hemodiálise

20/07/2022

LUANA OGIWARA

Davi Valle

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou na terça-feira (19), cinco novos micro-ônibus à  Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os veículos serão destinados ao atendimento dos pacientes em tratamento de hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Cada veículo, que conta com 25 lugares,  é equipado com ar-condicionado e elevador hidráulico. Atualmente, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 150 pacientes são contemplados com o transporte para o tratamento (nos três períodos), mas com a entrega realizada pela gestão, o número poderá  até triplicar.

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, os novos veículos irão possibilitar maior qualidade e conforto no transporte dos pacientes e dos acompanhantes. “Nós buscamos dar toda tranquilidade, conforto, dignidade e comodidade para um tratamento tão intenso. Nossa gestão trocou as cinco vans que atuavam nessa atividade e ampliamos o suporte logístico para cinco micro-ônibus, fazendo que os nossos pacientes tenham todo o conforto e respeito, como todo paciente da Rede SUS, merece”, disse.

A secretária de Saúde, Suelen Danielen Alliend, pondera que muitos são os desafios diários, mas os investimentos e a humanização, garantem avanços na Saúde.

“Apesar de todas as dificuldades, avançamos muito, tendo como foco a melhoria da qualidade de vida dos esses pacientes. Nós tínhamos uma demanda reprimida, mas com a entrega desses novos micro-ônibus, hoje, iremos ampliar  o número de atendimentos. Iremos passar de 150 atendimentos diários para mais de 300. Os novos veículos irão permitir mais comodidade aos nossos pacientes, além de reduzir a demanda do nosso município”, destacou Suelen.

Ainda de acordo com Emanuel Pinheiro, a aquisição é um investimento feito pela gestão. “Talvez, alguns, não tenham a dimensão do que representa a entrega desses micro-ônibus, mas só aqueles que são submetidos a um tratamento tão invasivo sabem a dimensão real dessa entrega, da grandeza desses micro-ônibus. Só elas sabem o acalento, o aconchego e o conforto que terão durante o trajeto até o tratamento. Isso é a prefeitura ajudando quem mais precisa”, finalizou.