Saúde / CARDIOLOGIA

14 de Julho de 2017 18h23

Prefeito e membros do MPE vistoriam Hospital São Benedito

14/07/2017

HUGO FERNANDES

Marcos Vergueiro

Visando a abertura dos serviços de cardiologia no Hospital Municipal São Benedito, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, em companhia do procurador geral de Justiça de Mato Grosso, Mauro Curvo, e do procurador de Justiça, Paulo Prado, promoveu uma vistoria na unidade. O intuito foi de verificar as condições para a implantação da especialidade, cuja estimativa é a realização de cerca de 50 cirurgias e 250 consultas mensais.

A implantação depende do processo de habilitação que segue em tramitação no Ministério da Saúde. A promessa é que a abertura da especialidade dê mais celeridade à fila de pacientes que aguardam por cirurgia cardíaca. Levantamento recente realizado pela Central de Regulação de Cuiabá revela que mais de 1 mil pessoas aguardam pelo procedimento. “Esta será uma das marcas de uma gestão humanizada na saúde que queremos deixar para a Cuiabá dos 300 anos”, pontuou Emanuel.

No entanto, para que a implantação seja efetivada, alguns aspectos ainda precisam ser definidos, como a contrapartida financeira do Estado e da União para o custeio dos serviços. Para isso, o Ministério Público do Estado (MPE) tem atuado junto ao Governo do Estado e à Prefeitura de Cuiabá, a fim de delinear uma parceria para a manutenção dos procedimentos no Hospital, já que a unidade é referência Estadual em alta complexidade.

“Primeiro precisamos olhar pelo lado humanitário, pois estamos tratando de vidas. Por outro lado, quando implantarmos este serviço, teremos uma redução considerável dos casos de ‘judicialização’ relacionados à cardiologia, o que deverá desonerar os cofres públicos. Porém, o Município não tem como custear isso sozinho. Há a necessidade do co-financiamento para que isso vire realidade”, pontuou o procurador.