Saúde / ETAPA RURAL

20 de Junho de 2017 19h22

Pré-conferência debate saúde na comunidade ‘Fazenda Velha’

20/06/2017

HUGO FERNANDES

Visando definir as diretrizes das políticas públicas de saúde a serem implementadas na Cuiabá dos 300 anos, a 7ª etapa da ‘Pré-conferência Municipal de Saúde’ reuniu cerca de 40 pessoas na manhã desta terça-feira (20). O palco dos debates foi a Escola Municipal Rural Novo Renascer, localizada na comunidade Fazenda Velha - distante cerca de 50 km do centro de Cuiabá.

Durante a solenidade de abertura, a secretaria Municipal de Saúde, Elizeth Araújo, lembrou de boa parte de sua infância vivida na zona rural. “A comunidade rural vive distante de tudo e de todos. O acesso à saúde é mais difícil. Por isso, devemos lançar um olhar diferenciado a esses pacientes. Este é o papel da gestão humanizada que pensamos e queremos para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontuou.

Ao todo, existem 17 comunidades rurais naquela região. Nelas, vivem cerca de 800 famílias que dependem do ‘Consultório Itinerante’, programa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que oferece atendimentos médico e odontológico. Acontece que ainda não há um Centro de Saúde ou Unidade de Saúde da Família próxima, sendo esta uma das principais reivindicações debatidas nesta manhã.  

Outros assuntos como o fortalecimento e ampliação da participação social, modelo de atenção, planejamento e financiamento do SUS e a valorização do trabalho e educação em saúde também foram discutidos durante esta etapa.  

Até o momento, já foram realizadas pré-conferências nas regiões Sul, Oeste e Leste, assim como nas comunidades rurais Rio dos Peixes, Aguaçu e Coxipó do Ouro. A última será realizada no próximo dia 24, na Regional Norte, na Escola Dione augusta Silva Souza. As etapas regionais e rurais precedem a ‘12ª Conferência Municipal de Saúde’, que será realizada entre os dias 12 e 14 de julho deste ano.