Saúde / PRORROGAÇÃO

31 de Agosto de 2018 14h30

Prazo para a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite é estendido

31/08/2018

ROBERTA PENHA

JOSÉ FERREIRA

A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite, que começou no dia 06 e terminaria nesta sexta-feira (31) foi prorrogada por mais uma semana na Capital mato-grossense. A Prefeitura de Cuiabá decidiu estender a campanha até o dia 06 de setembro devido ao baixo índice de cobertura vacinal das crianças que fazem parte do público alvo.

De acordo com o secretário-adjunto de Assistência em Saúde, Dr. Luiz Gustavo Raboni, a meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 95% das 34 mil crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias em Cuiabá, mas até esta sexta-feira (31) ela ainda não foi alcançada.

“Até agora conseguimos vacinar 61,4% das crianças que fazem parte do público-alvo, o que é considerado um índice baixo ainda. Hoje seria o último dia da campanha, mas como a meta não foi atingida em grande parte do país, o Ministério da Saúde liberou para que cada município fizesse sua própria estratégia para conseguir vacinar mais crianças”, explicou o secretário-adjunto.

O responsável técnico da Imunização da SMS, Wellington Assunção Ferreira, revelou que muitas cidades vão fazer um novo “Dia D” neste sábado (1º), mas que Cuiabá decidiu prorrogar por mais uma semana a campanha de vacinação, até a próxima quinta-feira (06). “O primeiro ‘Dia D’, que aconteceu em 18 de agosto, não surtiu o efeito desejado, pois esperávamos um número muito maior de crianças imunizadas. Por isso resolvemos estender a campanha por mais uns dias, para dar mais oportunidade aos pais de levarem seus filhos para vacinarem”.

Público-alvo

A Secretaria informa que, durante a campanha, devem ser vacinadas contra o sarampo e a poliomielite crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de quantas doses já tomaram.

Crianças que tenham sido vacinadas fora da campanha contra o sarampo nos últimos 30 dias não têm necessidade de serem imunizadas novamente, mas contra poliomielite sim. Após o término da campanha, adultos de até 49 anos poderão ser vacinados, dentro do calendário normal de vacinação.