Saúde / GRUPOS PRIORITÁRIOS

14 de Maio de 2017 09h38

População vai às salas de vacinação no Dia “D” de mobilização da campanha de vacinação contra a Influenza

14/05/2017

MARIA BARBANT

Gustavo Duarte

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária de Saúde de Cuiabá Elizeth Lucia de Araújo abriram neste sábado (13), o dia “D” de mobilização nacional da campanha de vacinação contra a influenza, no PSF Jardim Florianópolis. A vacinação nas 64 salas de vacinação estará disponível até as 17h. cerca de 400 profissionais de Enfermagem e da Vigilância em Saúde estão trabalhando.

No PSF Jardim Florianópolis o prefeito Emanuel Pinheiro acompanhou a vacinação das primeiras pessoas na fila e convocou a população dos grupos prioritários a comparecer aos postos de vacinação. “Este momento é importante para cuidarmos da Saúde da população. Eu conclamo as pessoas a vir aos postos de saúde e tomar a vacina, de forma preventiva ”.

Ele lembrou que durante a semana, em horário de expediente, até o dia 26 de maio, as unidades estarão oferecendo a vacina contra a Influenza e disse que numa demonstração de cuidado com os idosos, e mostrar a dentro do processo de humanização da Saúde, os profissionais estarão visitando os abrigos e centros de idosos, serão visitados, levando as vacinas para aplicar a vacina nesse grupo de risco.

Em companhia da Secretária de Saúde, Emanuel Pinheiro visitou a unidade e falou com técnicos e a população.

A secretária Elizeth Araújo falou sobre a importância da vacinação para esse grupo de risco e disse que em Cuiabá toda a equipe está mobilizada para que a capital atinja a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar 90% da população de risco. “Este é um período onde podemos observar uma maior prevalência da influenza por isso esse esforço de imunizar a população de risco”, destacou.

Junto com a equipe de Imunização, a secretária Elizeth Araújo visitou o Centro de Saúde Jardim Vitória I e II, e unidades da área rural, a unidade de Nossa Senhora da Guia e Aguaçu, para acompanhar a vacinação. de maior a população como um todo seja imunizada.

Neste sábado, durante todo o dia, equipes da Atenção Básica e Vigilancia em Saúde, estão de plantão para atender a qualquer necessidade. Para orientar a população e esclarecer dúvidas a SMS de Cuiabá.

Para atender a campanha de imunização contra a Influenza, Cuiabá recebeu 21.600 doses da vacina. Além das salas de vacinação na área urbana, mais três salas de vacina estarão funcionando na área rural , durante toda a campanha de imunização, no Distrito da Guia, Rio dos Peixes – que reúne as comunidades do Coxipó do Ouro e Barreiro Branco -, e Aguaçu.

Grupos de risco

 Os grupos prioritários para vacinação contra a Influenza são os trabalhadores da saúde e professores das redes pública e privada, as crianças na faixa etária de seis (06) meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto e indivíduos com 60 anos ou mais de idade.

Também fazem parte dos grupos considerados prioritários para vacinação contra a influenza os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, independente da idade e os povos indígenas.

No grupo de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, é necessária a apresentação, no ato da vacina, da prescrição médica.