Saúde / CAMPANHA

25 de Outubro de 2016 16h04

População é chamada para diagnóstico precoce e tratamento do câncer bucal

25/10/2016

MARIA BARBANT

Michel Alvim

Arquivo

No próximo sábado (29), das 08 às 11 horas, na Clinica Odontológica do bairro Jardim Leblon, acontece a 8ª etapa do Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca. Nas sete etapas já realizadas foram atendidas 111 pessoas. Desse total foram detectados 18 casos com lesões benignas e nenhum caso confirmado de CB.

Para facilitar o acesso da população as ações estão sendo realizadas nos Centros de Especialidades e Clinicas Odontológicas localizadas nos bairros Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Planalto, Verdão, Osmar Cabral, CPA 3, Tijucal, Jardim Leblon e Coxipó, em 10 etapas,  com o objetivo fazer a busca ativa das lesões suspeitas de câncer de boca.

“O programa foi pensado para fortalecer as ações de buscas às lesões suspeitas do câncer de boca. Além disso, é mais uma oportunidade para orientarmos a população sobre a necessidade de eliminar os fatores de risco associados ao desenvolvimento dessas doenças e distribuir  kits de higiene oral", explicou a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Cristhiane Almeida Leite.

A  estomatologista Diurianne França, lamenta porém a pequena adesão da população ao programa e lembra que esta é uma questão de saúde pública e de conscientização da população.

A médica aproveita o dia em que se comemora o dia nacional da Saúde Bucal, dia do cirurgião dentista e da Lei Estadual  8.342, de Combate ao Câncer Bucal (promulgada em 30 de junho de 2005), que determina as ações de diagnóstico de boca e da face tenham seu inicio  nas unidades básicas de saúde de Mato Grosso, para falar sobre a importância da busca pelo diagnostico precoce e tratamento.

Segundo ela, o câncer de boca ainda é preocupante no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que este ano no Brasil, haverá 15.490 novos casos sendo 11.140 em homens e 4.350 em mulheres. Esses números correspondem a um risco estimado de 11,27 casos novos a cada 100 mil homens e 4,21 a cada 100 mil mulheres.

Pelas estimativas do Inca, em Mato Grosso, serão 180 novos casos, 50 só em Cuiabá. Em relação ao sexo serão 140 novos casos em homens e 40 em mulheres considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes.

“Esses dados colocam o câncer de boca como um problema de saúde pública, pois a doença mata mais de 5 mil pessoas por ano (5.401, sendo 4.223 homens e 1.178 mulheres/2013)”, salientou Diurianne França ao afirmar  que o Brasil tem  a terceira  maior incidência mundial da doença, ficando atrás apenas da Índia e da antiga Tchecoslováquia.

Atendimentos

Em 2015, o Programa Permanente de Diagnóstico e Prevenção do Câncer de Boca realizou oito campanhas preventivas. Um total de 240 pessoas procuraram os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, nas unidades odontológicas.

Desse total, 39 pessoas foram encaminhadas aos Centros de Especialidades Odontológicas para esclarecimento do diagnóstico das alterações e posterior tratamento, nos casos em que a doença foi constatada.

Doença

O câncer de boca é uma doença genética complexa e multifatorial, agressiva e mutilante. Os fatores ambientais entre eles, os relacionados ao estilo de vida como a utilização do tabaco, álcool, exposição solar sem proteção, o papiloma vírus (HPV) e uma dieta desequilibrada, são determinantes no aparecimento da doença.

Cada vez mais, jovens adultos de até 40 anos, têm apresentado tumores malignos em cabeça e pescoço. A média etária de pessoas com câncer nessas áreas tem caído e hoje atinge cerca de 30 a 40% de pessoas que não são tabagistas nem etilista.

Para Diurianne França a educação e o acesso às informações relacionadas aos fatores de risco, sinais e sintomas de alerta, e a realização do autoexame bucal, além da capacitação dos profissionais cirurgiões-dentistas, são fundamentais para o diagnóstico precoce das doenças bucais e seu tratamento.

Programação da Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca

Outubro

Dia 29 – Clínica Odontológica Jardim Leblon

Novembro
Dia 12- Centro de Especialidades Odontológicas do Tijucal

Dia 26 – Clinica Odontológica do CPA 3

Dezembro
Dia 03 – Clínica Odontológica Do Coxipó