Saúde / Mobilização

08 de Outubro de 2015 16h01

População da Regional Leste recebe ação de imunização neste sábado

08/10/2015

MARIA BARBANT

divulgação

Arquivo

Neste sábado (10) a equipe de vacinação da Secretaria de Saúde de Cuiabá estará no Centro de Saúde da Várzea  AnaPoupina, localizado na Regional Leste, das 08 às 16 horas, fazendo a vacinação de crianças até cinco anos incompletos. A mobilização faz parte da estratégia adotada pela Diretoria de Atenção Básica para aumentar a cobertura vacinal de Cuiabá.

A ação que inclui ainda uma mudança nos horários de funcionamento das salas de vacinação localizadas nas unidades básicas de saúde teve início no mês passado e já percorreu unidades nas Regionais Oeste, Norte e Sul. No último sábado (3), na mobilização realizada no Centro de Saúde Tijucal (Regional Sul), após a parcial de 63 crianças vacinadas, ação totalizou a vacinação de 90 crianças.   

A coordenadora dos Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Frances Olivia de Arruda Loiola falou sobre a importância da participação dos pais nessa mobilização. “É fundamental que os pais ou responsáveis levem seus filhos para atualizarem as vacinas previstas no calendário nacional. Nosso objetivo, ao adequarmos os horários nas unidades de saúde e disponibilizarmos horários também aos  sábados,  é facilitar o acesso dos pais ou responsáveis à vacinação e com isso,  aumentarmos os índices de imunização da população”.

Depois dessa experiência, gestores e técnicos da Diretoria de Atenção Básica farão uma avaliação dos resultados para então definir novas ações.

 Vacinação

 Segundo o Ministério da Saúde, todas as vacinas devem atingir a meta de 95% de cobertura vacinal.

Em Cuiabá, algumas vacinas, especialmente aquelas que dependem da segunda dose,   não atingiram a meta. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos.  

Na capital, ainda não atingiram a meta vacinas com a Pneumocócica (cujo índice de imunização está em 86% da meta), a Meningocócica C (com 85% da cobertura vacinal); a Penta valente (com 90%); a Rotavírus Humano (com 83%) e  a Febre Amarela (com 89.89%), que devem ser  tomadas por crianças menores de 1 ano.

As crianças maiores de 1 ano devem receber as vacinas Tríplice Viral (que em Cuiabá está em 67% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde); a Tetra Viral (com 65%); a Hepatite A (com 86%); a Dtp reforço (com 86%);  a Pneumocócica 10 (com 80%);  a  Meningocócica (com 69.60%) e a Poliomielite (com 65.81%).

Nas salas de vacinação da Rede de Atenção Básica também houve mudanças comn novos horários de funcionamento. Desde o último dia 21 de setembro, as salas de vacinação das unidades dos  PSF's funcionam no período matutino, das 07h30min  às 11 horas e no vespertino, das 13 às 16h45min.

Nos centros de saúde, as salas de vacinação estão funcionando  das 07h30min às 16h45min.

Independente da mobilização aos sábados, as Unidades de Saúde continuam  a vacinação de rotina normalmente, durante a semana.

Durante a mobilização estão sendo ofertadas todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, além daquelas que ainda não atingiram o índice de cobertura vacinal.

O Centro de Saúde Várzea Ana Poupina está localizado na Avenida Carmindo de Campos,  s/n, no Bairro Dom Aquino. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3617 7309.