Saúde /

12 de Julho de 2010 12h00

Policlínica do CPA irá orientar pacientes sobre atendimento SUS nesta terça

12/07/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria/SMS

A Policlínica do CPA realiza, nesta terça-feira (12/07), às 9hs, “acolhimento à população”. A ação pretende garantir orientações aos usuários SUS sobre os serviços prestados nas Policlínicas.

Durante a abordagem, os pacientes devem receber informações e encaminhamento mais ágil, bem como ficar mais próximos dos profissionais da Saúde. “Vamos informar sobre os serviços oferecidos e tirar as dúvidas mais freqüentes dos pacientes”, disse o gerente da unidade, Igor Vilela.

Desde a inauguração do Pronto Socorro de Cuiabá, a população está sendo educada a receber atendimento em unidades mais próximas de suas residências e conforme gravidade clínica. A medida tenta garantir o atendimento a toda população e não superlotar apenas uma unidade de Saúde.

Existem Centros de Saúde, Programa de Saúde da Família, Policlínicas e Pronto Socorro, todas equipadas e com profissionais médicos para oferecer tratamento ou diagnóstico.

O secretário de Saúde, Maurélio Ribeiro, apóia a ação. “O cidadão precisa conhecer a rede SUS e valorizar o profissional que salva vidas. Com essas atividades educativas queremos também que o cidadão seja um vigilante das unidades. Que ele cuide das policlínicas para que a unidade permaneça sempre em bom estado de uso”, explicou o secretário.

Durante a ação, enfermeiros estarão fazendo o acolhimento das pessoas. De acordo com a coordenadora da Atenção secundária, Rosani Meciano, é feita uma pré- consulta com o paciente para se ter conhecimento de qual será o encaminhamento mais ágil daquele paciente.

Conforme a coordenadora, é feito uma classificação de risco. Os pacientes mais graves, idosos e gestantes tem prioridade no atendimento. Além dos esclarecimentos, serão apresentadas a gerente da unidade, o coordenador, e os profissionais da Saúde que atendem no local.

As seis Policlínicas atendem aproximadamente 48 mil pacientes/ mês, oferece o serviço de Pronto Atendimento Adulto e Infantil, Ambulatório por especialidades, Executa Programas de controle de doenças (Hanseníase, Tuberculose, Pré- natal, Exames e consultas pré-agendadas) atende casos de Urgência e Emergência de casos de média complexidade. Existem três policlínicas (CPA, Coxipó e Verdão) equipadas com raios-X e aptas a oferecer atendimento de qualidade ao cidadão. As outras Policlínicas estão localizadas em outras regiões: Pascoal Ramos, Planalto e Pedra 90.

O que: “Acolhimento: orientação sobre fluxo de atendimento nas Policlíclinas”

Quando: Terça-feira (12/07), às 9h.

Local: Policlínica do CPA.