Saúde / ÚLTIMA DE 2017

06 de Dezembro de 2017 17h19

Plano Municipal de Saúde e gerenciamento de superlotação do PS foram temas da última reunião do Conselho

06/12/2017

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá (CMS) debateu uma série de assuntos essenciais visando a humanização dos serviços em saúde para a população, durante a última reunião ordinária do ano. Em meio à extensa pauta discutida pelos membros do Conselho, receberam destaques a apresentação e aprovação do Plano Municipal de Saúde da Capital 2018/21, que versou sobre as principas ações da gestão Emanuel Pinheiro para a pasta.  Dentre elas, o investimento na Atenção Básica, que objetiva a promoção em saúde e prevenção as doenças nos bairros, diminuindo os atendimentos nas demais Atenções. Além disso, estiveram em aprecisação a escolha de um representante do CMS para compor o Comitê Emergencial de Gerenciamento da Superlotação do Pronto Socorro Municipal (PS) - criado pelo Decreto Nº 6.411 de 14 de novembro de 2017 -, e ainda a homologação da composição dos Conselhos Gestores de Saúde dos Programas de Saúde da Família (PSF) Santa Izabel I, II e III, do Distrito  da Guia  e do Centro de Saúde do bairro Alvorada. O órgão visa o fortalecimento e ampliação da participação social com as unidades de saúde e a gerência de possíveis conflitos.

Conforme a secretária executiva do CMS, Janaina Penha o conselho tem a missão de avaliar e aprovar diretrizes que podem incrementar e melhorar ainda mais as Políticas de Saúde voltadas para o benefício da comunidade.

“O Conselho é órgão  deliberativo que objetiva contribuir com a construção de ações estratégicas que culminem para melhoria dos serviços à população. Diante disso, trouxemos essas importantes pautas para fechar 2017 e nortear a SMS nos próximos quatro anos”, enfatizou.

Para a presidente do Conselho e secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo, o debate sobre as temáticas foram de fundamental importância para a transparência das ações da SMS e para a concretização do processo de humanização dos serviços em saúde neste e nos próximos anos.

“Propomos uma gestão transparente que trabalha em prol das melhorias dos serviços em todas as áreas da Saúde. As pautas postas em apreciação pelos membros do Conselho nesta última reunião de 2017 estão em evidência junto à sociedade cuiabana e o Conselho é o fórum adequado para deliberamos sobre essas ações, que vão mudar para melhor a realidade da Saúde Pública na Capital. Este ano, tivemos diversos desafios, entretanto pudemos contar com a parceria do Conselho que cooperou na condução e melhoria dos serviços à população. Nossos agradecimentos ao trabalho prestado e que no próximo ano possamos estar firmes, no intuito de resgatar ainda mais a qualidade do Sistema Único de Saúde em nosso município”, frisou.

A reunião oconteceu na tarde da terça-feira (05), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e também aprovou o Relatório Anual de Gestão (RAG) 2016.