Saúde / INVESTIMENTO

29 de Junho de 2018 08h45

Pinheiro e SINODONTO unem forças para avançar na saúde bucal do município

29/06/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Gustavo Duarte

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro e o Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso (SINODONTO MT) uniram forças para avançar na área da saúde bucal pública. Durante uma reunião, que aconteceu nesta quarta-feira (28), o chefe do Executivo e a categoria alinharam a nova perspectiva de atuação, que visa promover uma gestão participativa, com o apoio dos profissionais que atuam nas unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde. O encontro contou com a presença dos secretários municipais de Saúde e Planejamento, Huark Correia e Jesus Lange, respectivamente, além do adjunto de Assistência, Milton Correa e do vereador Mário Nadaf.

“Tomamos ciência dos entraves sofridos pelos nossos servidores e reconhecemos nossas fraquezas, com a certeza de que a franqueza e a maturidade são fundamentais para que possamos pensar em um novo conceito de gestão e caminharmos rumo a dias melhores. As demandas apresentadas pelos odontologistas são pontuais, evidentes e é por isso que queremos requalificar o nosso modelo operacional, a fim de que possamos sanar as circunstâncias atuais. O município tem trabalhado para aprimorar a infraestrutura dos Programas Saúde da Família (PSF), além das demais unidades, com a garantia de que a qualidade do serviço público precisa ser percebida pelas pessoas mais importantes, que são nossos trabalhadores e nossa população. Com essa premissa de atuação, vamos avançar no investimento estrutural, técnico e metodológico da saúde bucal, de maneira que envolva nossos profissionais de maneira participativa. São eles que conhecem as necessidades, enfrentam os desafios e desbravam as dificuldades e iniciaremos um acompanhamento regular mútuo, com reuniões sazonais, para que possamos monitorar o desenvolvimento do setor, identificando as problemáticas, à medida que também planejamos soluções conjuntas. Vamos iniciar um novo tempo, trabalhando em uníssono, em prol das comunidades mais carentes, que dependem da saúde municipal”, afirmou Pinheiro.

A compreensão e o fortalecimento de vínculo estabelecidos durante a reunião reverberaram positivamente entre os servidores, que refletiram sobre a importância da Prefeitura de Cuiabá de se posicionar diante das adversidades. Ao evitar o mea culpa, a gestão municipal solidificou o compromisso de reconhecer os erros, para que avanços genuínos sejam possíveis. Para a presidente do SINODONTO, Juliane Maciel, soluções construtivas serão evidentes, mediante o envolvimento direto dos profissionais que cuidam rotineiramente dos pacientes e sinalizam as adversidades no exercício de suas respectivas funções.

“Sabemos que o prefeito quer tornar a saúde pública uma referência e não podemos deixar de envolver o segmento bucal nesse projeto, como o próprio gestor pontuou. E nós queremos atuar como agentes contributivos nessa missão, auxiliando os nossos gestores e nosso chefe do Executivo a planejar melhorias que solucionem os problemas reais que temos enfrentado nas clínicas. Somos gratos pela compreensão da Prefeitura, que prontamente sinalizou as dificuldades e trouxe a categoria para mais perto. Cremos que juntos conseguiremos caminhar em direção ao fortalecimento da saúde bucal e reiteramos que nosso desejo é que o município olhe para cada um desses dentistas como norteadores proativos, que se posicionam a favor do serviço público e querem lutar por sua eficácia e diferença na vida do cidadão”, concluiu.