Saúde / REESTRUTURAÇÃO

03 de Dezembro de 2019 09h00

Pinheiro e secretário de Saúde reúnem-se com equipe da Atenção Básica para discutir melhorias

03/12/2019

ROBERTA PENHA

Gustavo Duarte

Arquivo

Comprovando que a saúde pública é a maior preocupação de sua gestão, o prefeito Emanuel Pinheiro reuniu-se na tarde desta segunda-feira (02) na Secretaria Municipal de Saúde com o secretário Luiz Antonio Pôssas de Carvalho e a equipe da Atenção Básica, para discutir a reestruturação da pasta, que começará no próximo ano.

O assessor técnico, Will Blank, juntamente com a diretora da Atenção Básica, Miriam Naschenveng apresentaram ao prefeito um estudo realizado pela equipe, em que mostra a realidade atual da Pasta e como ficará após a reestruturação, conforme o novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde.

Entre as principais mudanças que a equipe propôs está a ampliação das Equipes de Saúde da Família. “Cuiabá atualmente conta com 72 equipes, espalhadas pelas quatro regionais do município e a ideia é ampliar pelo menos mais 40 equipes”, explicou Miriam. Ela disse ainda que esta ampliação é perfeitamente possível de ser realizada porque a gestão está retomando as obras que foram deixadas como “esqueletos” nas gestões anteriores e por conta da abertura de outras que já estão em fase final de construção.

Além disso, para que a ampliação aconteça, será necessário um processo seletivo para a contratação de mais Agentes Comunitários de Saúde – ACS, investimentos em tablets, para que eles possam trabalhar com mais eficiência e treinamento para que saibam utilizar o aparelho corretamente. “Já conseguimos boa parte dos tablets que precisamos por meio de um convênio com a UNIC. Estes aparelhos vão otimizar o trabalho dos ACS, pois vão diminuir muito o tempo de compilação dos dados da população visitada nos bairros”, comentou a diretora.  

Para o secretário Pôssas, essas reuniões passam a fazer parte da rotina da SMS rumo à virada de página da saúde de Cuiabá. “Hoje nos reunimos com a equipe da Atenção Básica para avaliar os andamentos dos trabalhos, bem como as projeções que farão parte da realidade da saúde, com melhorias que verdadeiramente venham beneficiar e humanizar os atendimentos em saúde em toda a rede”, disse o secretário.

O prefeito saiu muito satisfeito com o resultado da reunião. “É uma gestão que está cada vez mais dinâmica, encontrando o rumo adequado para a humanização e para a transformação no SUS, consolidando um novo ciclo na saúde pública na capital do estado. Grandes ações estão sendo feitas, muitas unidades já foram completamente reformadas, inclusive várias delas com ampliação do gabinete odontológico e todas climatizadas, inclusive na recepção, garantindo o bem-estar e comodidade aos trabalhadores e aos pacientes do SUS. É um desafio muito grande, mas com uma equipe comprometida, coesa e muito bem liderada por um secretário como o Luiz Antônio vamos conseguir atingir essas metas, garantindo produtividade e esses resultados que confiamos a ele e a toda equipe”, finalizou Pinheiro.