Saúde / EXCELÊNCIA NA GESTÃO

02 de Outubro de 2019 09h00

Pinheiro assina termo de compromisso de consultoria do Sírio Libanês para o hospital São Benedito

02/10/2019

ROBERTA PENHA

Gustavo Duarte

Arquivo

Referência em atendimentos de média e alta complexidade e com um índice de satisfação de quase 100%, o Hospital São Benedito foi contemplado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) com uma consultoria em gestão de serviços de saúde, que será realizada pela equipe do Sírio Libanês, considerado um dos melhores hospitais do país.

Nesta terça-feira (01), o prefeito Emanuel Pinheiro assinou o Termo de Compromisso e Adesão para a realização do projeto.

Segundo a consultora do Hospital Sírio Libanês, Verlaine Siqueira de Alencar, um dos principais motivos pela escolha do São Benedito para participar do PROADI-SUS é o fato da equipe ser muito engajada. “Os representantes do Sírio que fizeram a visita preliminar conseguiram sentir esse engajamento. Para nós, uma das principais características que a instituição tem que ter é a vontade da equipe de melhorar. As pessoas que estão envolvidas no processo de trabalho precisam querer progredir, e conseguimos sentir muito isso dento do hospital”, comentou.

Patrícia Araújo Soares, também consultora do Hospital Sírio Libanês esclarece como funcionará a consultoria para o São Benedito. “A partir de agora a nossa equipe começará a fazer um diagnóstico de tudo o que acontece dentro do hospital para entender o serviço, entender a oferta e a demanda para a população que é atendida, entender o perfil, para que, a partir dele possamos traçar planos de melhorias, realçar o que já é bom, dar visibilidade às boas práticas e destacar as oportunidades de melhorias.

Ela explica ainda que, ao destacar as oportunidades de melhorias, os planos de ação serão traçados em parceria com os colaboradores. “O Sírio tem a intenção de conviver e compartilhar. Então a imposição de uma ação não é nossa prática. Em parceria com quem está no dia a dia daquela vida hospitalar, pretendemos traçar meios de melhorar, de pegar essas oportunidades de melhorias e através delas alavancar os serviços de saúde. O objetivo no final é o benefício para o paciente SUS”, comenta Patrícia.

Verlaine acrescenta que, ao final de todo este processo não apenas o usuário do SUS será beneficiado, mas também os colaboradores da unidade hospitalar. “O grande benefício de toda a ação, todo o empenho de tempo, disponibilidade, de transparência das informações, será para o paciente. Todos os esforços, todas as análises, os planos de ação são pensados para o paciente. Mas, nele também está envolvido quem está neste processo, porque hoje não olhamos só o paciente, mas também o colaborador. Criar uma atmosfera que caiba tanto o paciente, quanto o colaborador, a Secretaria, enfim, todas as questões que envolvem o meio social e onde a saúde está inserida. O colaborador também acaba beneficiado com um melhor ambiente de trabalho, um ambiente colaborativo, que possa entregar uma saúde melhor para a população”.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro é um grande orgulho que o Hospital São Benedito tenha sido contemplado por este projeto. “O São Benedito tem sido um case de sucesso pela presteza, pelo atendimento, humanização, agilidade e qualidade dos profissionais e dos servidores de uma forma geral. Estamos buscando sempre melhorar e ampliar o atendimento à população SUS. Saber que o Sírio Libanês está acompanhando essa mudança que estamos construindo na saúde pública da capital é uma grande honra. Estamos nos esforçando demais no sentido de avançar na saúde pública da capital e dar início a um novo ciclo, aonde a população SUS seja tratada com dignidade, respeito e a humanização que ela merece. Esse olhar de uma instituição com a credibilidade do Sírio Libanês, com o apoio do Ministério da Saúde através do PROAD -SUS demonstra que estamos no caminho certo. Quero dividir isso com toda a equipe, pois ninguém faz nada sozinho. Esta equipe me ajuda a acertar mais e a errar menos, para continuarmos na luta constante pela humanização e pela saúde pública de qualidade”, celebrou o prefeito.

PROADI – SUS

Desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) é financiado com recursos de isenção fiscal (COFINS e cota patronal do INSS), concedida aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, e visa apoiar o SUS na promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira.