Saúde /

14 de Setembro de 2010 16h00

Pessoas que sofrem de transtornos mentais são atendidas nos PA´s das Policlínicas

14/09/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

Pessoas que sofrem de transtornos mentais no município de Cuiabá terão atendimento especializado no Pronto Atendimento das Policlínicas de Cuiabá. Isto porque a Saúde irá realizar a “Capacitação em emergência da Saúde Mental” nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de setembro, das 8h às 12h e das 18h às 22h, na Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso.

O secretário Municipal de Saúde Maurélio Ribeiro acredita que a capacitação irá habilitar os profissionais para atender de forma eficiente à população. “Todo cidadão merece atendimento de qualidade. Vamos capacitar os profissionais para estarem agindo de maneira ágil no atendimento a essas pessoas”, ressaltou.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 3% da população sofre com algum tipo de transtorno mental. Na capital os atendimentos são acompanhado por profissionais especializados para oferecer tratamento nas 03 unidades de Saúde conhecidas como Centros de Atenção Psico social (CAPS) do CPA, Verdão, e Caps Adolescer.

As Policlínicas oferecem os atendimentos ambulatoriais que são realizados com prévio agendamento e a partir da realização do curso acontecerá à habilitação para os atendimentos em urgência e emergência. 

A primeira etapa da capacitação irá contemplar 60 enfermeiros da rede que atende nos P.A´s das Policlínicas em seguida serão os médicos e técnicos de enfermagem. De acordo com a coordenadora da Saúde Mental, Aparecida Silva, as turmas serão divididas em dois turnos, um no período matutino e outro no período noturno.

“A maioria doa atendimentos nos P.A são de pessoas que sofrem de crises psicóticas. Ou seja, esquizofrenias, pessoas com transtorno bipolar ou atendimento de pessoas com intoxicação por substâncias psico- ativas químicas”, citou.

 

Mais informações:
Centro de Atenção Psico- Social (Caps) do CPA- 3649-1968/ 6618
Caps do Verdão- 3617-1245/ 1250
Caps Adolescer (Álcool e Drogas)- 3617- 1322.