Saúde / ACOLHIMENTO HUMANIZADO

04 de Dezembro de 2017 12h30

Pessoas em situação de rua passam a ter atendimento odontológico humanizado e contínuo

04/12/2017

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Devolver à população serviços interrompidos em gestões anteriores e ainda oferecer acolhimento humanizado a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social que tanto precisam da atenção do poder público. Esta foi mais uma promessa de campanha do prefeito Emanuel Pinheiro que se tornou realidade nesta segunda-feira (04), com a reabertura do Centro Odontológico da Policlínica do Pedra 90, que estava com os serviços interrompidos há mais de 12 meses.

Conforme a secretária de Saúde do Município, Elizeth Araújo, além dos atendimentos de urgência e emergência, a unidade focará em pessoas em situação de rua e nas que estão em tratamento para livrar-se da dependência química que até então, não dispunham de local próprio para receberem os atendimentos de forma contínua e com a atenção que o público merece.

“Com a reabertura dos serviços odontológicos nesta unidade, o prefeito Emanuel honra de uma só vez, dois compromissos firmados ainda em campanha: o de reabrir a unidade que teve os serviços interrompidos na gestão passada, o que trouxe grande tristeza para a população local na época e o de humanizar o acolhimento das pessoas em vulnerabilidade e risco social, que passam a contar com um local exclusivo para realizarem os procedimentos odontológicos com a abordagem, carinho e atenção que o público necessita”, frisou a gestora.

Com o local, a expectativa da Coordenadora do Consultório na Rua, Vera Lúcia Ferreira é de dobrar o atendimento. “O fato de termos uma clínica específica tornará nosso público menos arredio, pois proporcionará um ambiente mais acolhedor para eles. Mensalmente atendíamos cerca de 35 pessoas, agora o objetivo é dobrar, pois além de contarmos com o odontólogo Odil Barros, que é especialista na abordagem ao público de rua, teremos tempo hábil para realizar mais de um procedimento no mesmo paciente. Dessa forma, proporcionaremos a eles, uma saúde bucal cada vez mais satisfatória”, ressaltou.

A unidade teve as adequações e os equipamentos adquiridos com recursos próprios e funcionará de segunda a sexta-feira, sendo que as urgências e emergências serão atendidas preferencialmente todos os dias, no período da manhã. As tardes serão dedicadas às abordagens e atendimentos à população de rua e ainda à população das casas terapêuticas (em tratamento contra dependência química).  

Moradora da Pedra 90 há mais de 20 anos, a dona de casa Inês Conceição, parabenizou a iniciativa da gestão e enfatizou que toda a comunidade ganhou com a reabertura da unidade. “Ficamos muito tristes quando a unidade foi fechada. Agora além de termos os serviços de urgência e emergência de volta na nossa região, teremos um lugar específico para cuidar das pessoas que moram nas ruas, sejam por estarem perdidos no mundo das drogas ou por outra razão. Só quem tem um familiar nestas condições sabe o valor real que o serviço trará para a sociedade cuiabana. Isso é um verdadeiro gesto de humanização”, finalizou.

PRESENTES

Além do secretário-adjunto da Saúde, Dr. Milton Corrêa, diretores, coordenadores, colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e demais representantes da gestão prestigiaram a reabertura da unidade. Dentre outros vereadores e lideranças políticas e comunitárias, estiveram presentes também Orivaldo da Farmácia e Paulo Araújo.