Saúde / AVANÇO NA VACINAÇÃO

07 de Maio de 2021 12h10

Pessoas com comorbidades começam a ser vacinadas e comemoram: “um sonho se tornando realidade”

07/05/2021

JAD LARANJEIRA

Davi Valle

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou nesta sexta-feira (7), com a imunização contra a Covid-19 do grupo de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, de 55 a 59 anos, além das gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos.

A vacinação ocorre no Centro de Eventos do Pantanal, e todas as pessoas precisam fazer o pré cadastro no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e comparecer no local de vacinação com a documentação necessária para comprovar que fazem parte do grupo prioritário, além do QR Code do agendamento. As grávidas devem levar o Cartão de Gestante e as puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias) devem levar a certidão de nascimento da criança e os pacientes precisam apresentar um laudo médico, comprovando a doença.  

A expressão dos que estiveram presentes no local, nas primeiras horas de hoje para serem imunizadas era de alívio e alegria. Uma delas foi Helena Cristina, que estava lendo a filha, Ana Bruna Sucriano, de 32 anos, que tem Síndrome de Down para receber a primeira dose da vacina.

“Eu nem dormi hoje a noite de preocupada, porque tenho medo todos os dias de passar vírus para ela. Esse é um sonho se tornando realidade, esse dia foi muito aguardado por toda família, foram quase dois anos sem sair de casa preocupada, mas eu creio que agora estamos no rumo certo e a vacina veio para dar uma paz no coração da gente”, disse.

A mãe de Ana, ainda aproveitou o momento e elogiou o trabalho da Prefeitura de Cuiabá. “Eu vivia no site da prefeitura pedindo a vacina para os que tem Síndrome de Down, mas  hoje eu estou aqui para agradecer o empenho de toda equipe e ao prefeito Emanuel Pinheiro ter proporcionado essa alegria e a saúde para essas pessoas, principalmente os que tem síndrome de Down, onde a saúde é bem mais precária”.

Já Elza Metello, de 43 anos, foi a primeira mãe a receber a primeira dose da vacina Pftizer hoje. Ela é do grupo de Puérperas, e possui hipertensão arterial, que segundo ela aumentou grotescamente na gestação. Ela deu à luz um bebê há apenas sete dias e afirmou que a sensação de ter sido imunizada foi indescritível.

“Eu fico bastante emocionada, porque os tempos pelo qual estamos passando não está sendo fácil. E eu de todo meu coração desejo que essa oportunidade que eu estou tendo agora, toda as demais pessoas também tenham, porque a meu ver a única saída realmente para acabar com essa pandemia, é que nós todos estejamos vacinados e tenhamos os cuidados. A vacina é uma coisa muito esperada por todos, eu espero que essa oportunidade e essa sensação todos consigam sentir. Eu tenho  mais outros dois filhos e eu só vou me sentir realizada como mãe quando toda minha família e conhecidos também estiverem devidamente vacinados”, afirmou.

 

Confira como será a vacinação em 07/05/2021

 

CENTRO DE EVENTOS DO PANTANAL 

•           1ª dose comorbidades 

SESC BALNEÁRIO 

•           1ª dose de idosos de 60 a 64 

•           1ª dose de Forças de Segurança 

•           1ª dose comorbidades 

SESI PAPA – Drive-thru 

•           1ª dose de idosos de 60 a 64 

•           1ª dose de Forças de Segurança 

•           1ª dose comorbidades 

UFMT – Drive-thru 

•           2ª dose de Trabalhador da Saúde 

•           2ª dose de Forças de Segurança

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 

•           1ª dose de idosos de 60 a 64 

•           2ª dose de idosos de 70 a 74 

•           1ª dose comorbidades