Saúde / HUMANIZAÇÃO

17 de Julho de 2019 14h00

Parceria entre secretarias ajuda na prevenção de câncer bucal de servidores

17/07/2019

ROBERTA PENHA

Gustavo Duarte

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria da Saúde Bucal, junto com o Telessaúde e o Conselho Regional de Odontologia – CRO/MT, firmaram parceria para realizar o rastreamento de lesões labiais em servidores da Prefeitura que trabalham expostos ao sol. Na primeira etapa, a ação será feita com servidores das secretarias de Obras e de Serviços Urbanos.

De acordo com a dentista da rede municipal, Diurianne França o trabalho tem como objetivo alertar os servidores expostos a radiação solar e propor ações de prevenção e diagnóstico precoce dessas alterações labiais, por meio de palestras educativas e exames bucais preventivos, fazendo a busca ativa dessas patologias e realizando exames complementares, se forem identificados possíveis casos da doença.  

“Vamos ministrar as palestras na região onde esses servidores trabalham. Ao final das explanações, aqueles que quiserem fazer o exame preventivo, serão agendados e encaminhados para a Clínica do Dom Aquino para fazer a avaliação. Pessoas que têm feridas ou lesões na boca, que fumam e bebem são mais propensos a sofrerem de câncer bucal. A ideia é conscientizá-los sobre a importância do exame para evitar complicações no futuro”, explicou a dentista Diurianne.

Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho esta ação voltada para a saúde dos funcionários vem ao encontro do que prega a atual gestão municipal. “Estamos cuidando do bem estar do servidor, fazendo o dever de casa, mostrando como é que se deve fazer a prevenção do câncer bucal. Através disso, vamos propagar para o resto da população a importância de se observar previamente os indícios da doença. Cuidando dos servidores, conseguiremos percorrer um caminho rumo ao que o prefeito Emanuel Pinheiro determina, que é a humanização”.

Câncer Bucal

A ocorrência de câncer no mundo cresceu 20% na última década e o Instituto Nacional de Câncer – INCA estima cerca de 600 mil casos novos em 2019. O Brasil tem a 3ª maior incidência de câncer bucal no mundo, atrás apenas da Índia e da antiga Tchecoslováquia. É o 7º tipo de câncer mais comum entre a população brasileira, sendo o 5º mais comum entre os homens e o 12º entre as mulheres.

Considerando-se que serão 14.700 novos casos de câncer de boca neste ano no país, sendo 11.200 em homens e 3.500 em mulheres, estima-se que em Mato Grosso serão 190 novos casos, sendo 50 em Cuiabá.