Saúde / COMPROMETIMENTO

12 de Junho de 2019 13h15

Parceria entre Prefeitura e comunidade promove revitalização do Centro de Saúde do Tijucal

12/06/2019

ROBERTA PENHA

Gustavo Duarte

Arquivo

Mais uma importante obra de revitalização foi entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro, na noite desta terça-feira (11). Desta vez, os moradores do bairro Tijucal foram contemplados com o Centro de Saúde da região totalmente reformado, com todas as salas climatizadas e mobiliário novo. Além disso, o centro odontológico foi ampliado e também recebeu móveis novos. 

Com cerca de 30 anos de existência, essa foi a primeira vez que o Centro de Saúde do Tijucal passou por uma reforma completa. A unidade atende uma população de aproximadamente 50 mil habitantes dos 13 bairros da região. Metade dos recursos para a obra foi oriundo do Fundo Nacional de Saúde, na gestão passada, e a outra metade foi investida pela atual gestão.

O prefeito Emanuel Pinheiro fez questão de ressaltar a extrema satisfação em ter a oportunidade de inaugurar a obra de revitalização do Centro de Saúde Tijucal. “Este é um momento único na minha administração, pois essa reforma foi realizada por meio de uma parceria inédita entre a gestão e a comunidade local. Foi um trabalho em conjunto, motivo de muito orgulho e alegria para nós, e quem saiu ganhando com isso tudo é a população. Essa revitalização, além de beneficiar a comunidade, também trouxe condições de trabalho para os servidores da saúde, que hoje contam com dependências dignas para atender a comunidade. Essa foi a 27ª unidade revitalizada que entregamos das 63 que vamos entregar até o final da minha gestão. Fiz uma opção pelos mais carentes, que são os que mais precisam dos serviços do SUS e é para elas que decidi priorizar o trabalho da Prefeitura. Fiz um compromisso com a população cuiabana de fazer uma virada de página na saúde pública e vou trabalhar incessantemente até o fim do meu mandato para transformar este compromisso em realidade”, disse Pinheiro.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho falou sobre os próximos passos para a reestruturação da saúde pública do município. “Fizemos profundas mudanças na Central de Regulação e a partir de agora ela vai andar para valer, para diminuir o tempo de espera nas filas. Outra novidade é que o Poder Judiciário cedeu à Secretaria de Saúde, 20 recuperandos para auxiliarem nos trabalhos de reformas, ampliações e construções de unidades de saúde. Essa mão de obra será de grande ajuda para nós. Por determinação do Tribunal de Contas, estamos impedidos de contratar profissionais da saúde para suprir o déficit de servidores na Atenção Básica, mas vamos conseguir resolver essa situação, pois em breve vamos realizar um processo seletivo para a Saúde”, revelou Pôssas.

Claudinei Vieira, presidente do bairro Tijucal agradeceu ao prefeito em nome de toda a comunidade a entrega da unidade de saúde. “Desde que foi inaugurado, esta é a primeira vez que este Centro de Saúde passa por uma reforma completa. Das outras vezes as reformas eram apenas paliativas. O Centro ficou muito bom, muito bonito. Era um desejo da nossa comunidade e a gestão do prefeito Emanuel fez virar realidade”, comemorou o presidente. 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Misael Galvão também se mostrou muito feliz com mais esta entrega. “O prefeito Emanuel Pinheiro tem feito a diferença por Cuiabá. Cada obra inaugurada é uma forma de valorizar a nossa população e é por isso que faço questão de estar presente, pois precisamos celebrar nossas conquistas. Esta reforma é mais uma vitória não apenas da comunidade, mas também dos servidores que aqui atendem a população”, concluiu o vereador.