Saúde / HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

03 de Agosto de 2022 08h11

Pai paga promessa e sai do Hospital Municipal de Cuiabá de joelhos em agradecimento pela recuperação da filha

03/08/2022

CRISTIANE GUERREIRO

Assessoria

A cena emocionou a todos, o jardineiro Edevilson Ferreira pai da paciente  Brenda Vitoria Alves Ferreira, 18 anos, deixou no dia 31 de julho, o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, de joelhos, em cumprimento a promessa feita, caso a filha recebesse alta médica.

Foram mais de três meses de luta pela vida. A adolescente deu entrada no HMC no dia 11/04, após passar mal, em decorrência de um bullying sofrido na escola onde estuda, segundo afirmou a mãe de Brenda, Estefany Ferreira, que trabalha como diarista.

“Ela começou com crises convulsivas, após esse bullying. Minha filha nunca havia tido convulsão, ela começou a se debater, apresentar crises de choro, corpo trêmulo, braço dormente, salivar e entortar a boca e vomitar”. Esses foram os sintomas, revelou a mãe.

Ao dar entrada no HMC, a paciente passou por acompanhamento com neurologista, neurocirurgião, clínico geral e equipe multidisciplinar. Realizou vários exames laboratoriais e de imagem, e a conclusão do diagnóstico foi Encefalite Autoimune, uma inflamação do cérebro que surge quando o sistema imune ataca as próprias células cerebrais.

Segundo a mãe de Brenda, a doença pode ter sido desencadeada por uma crise de estresse intensa.  “Ela teve a parte emocional e neurológica afetadas. Minha  filha perdeu a fala e o movimento do corpo. No período de internação, ela teve parada cardíaca, passou por entubação e traqueostomia. Foram idas e vindas entre enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva. Estou muito feliz agora com a recuperação da Brenda. E muito agradecida por todo o cuidado, carinho e dedicação dos médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e demais equipes multiprofissionais do HMC”, ressaltou.

No dia da alta médica, o pai de Brenda agradeceu a Deus e a todos que colaboraram com a vitória de Brenda. “Foram meses de batalha, mas nós vencemos. Gratidão à administração do HMC e as profissionais da saúde, que aqui trabalham. Agradeço também aos amigos e a todos que oraram por nós”, enfatizou. 

Para Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o HMC, é uma alegria imensa quando os pacientes saem com vida e recuperados. “Diariamente o Hospital Municipal de Cuiabá salva-vidas. É muito gratificante, isso acontece graças à gestão Emanuel Pinheiro, que inaugurou e mantém esta unidade para a população do Sistema Único de Saúde – SUS. Gestão séria, humanizada e preparada, com profissionais de excelência e equipamentos modernos para a realização do tratamento adequado”, enfocou o diretor-geral.    

A gestão Emanuel Pinheiro inaugurou no ano de 2019, o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”– HMC, com 315 leitos abertos. A unidade é considerada o mais novo e moderno hospital de Mato Grosso e um dos três melhores hospitais públicos do país, no quesito infraestrutura.