Saúde / CAPACITAÇÃO

19 de Setembro de 2017 17h06

Oficina vai reunir profissionais da Saúde para discutir questões sobre a migração de haitianos

19/09/2017

MARIA BARBANT

Nos próximos dias 20, 21 e 22, das 14 às 18 horas, será realizada no auditório da Secretaria de Saúde de Cuiabá a II Oficina sobre Migração e Saúde. A iniciativa é resultado da parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Instituto de Saúde Coletiva com a SMS, por meio das Diretorias Técnicas de Atenção Primária e Secundária.

O projeto de Extensão Saúde Coletiva do Migrante Haitiano envolve docentes das áreas de Política, Planejamento e Gestão, Epidemiologia e Ciências Sociais e Humanas da universidade que propuseram  a realização da Oficina. A iniciativa vai beneficiar agentes comunitários de Saúde (ACS), profissionais da Enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem), Recepção e Acolhimento.

30 profissionais, um de cada área de atuação das unidades localizadas nas  Regionais  Sul , em especial e da Regional Norte vão participar da oficina. “Essas unidades foram escolhidas pela proximidade delas com o Centro de Pastoral para Migrantes”, explicou a Responsável Técnica pela Política Municipal de Saúde Integral da População Negra, da Diretoria de Atenção Primária, Cleidimar Nunes Almeida.

As  unidades contempladas foram as Unidades de Saúde da Família  (USF) Renascer, USF Leblon, USF Pedregal, Centro de Saúde do Planalto, as Policlínicas do Planalto e do Coxipó e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, localizada no bairro Morada do Ouro II.

“Depois de realizarmos diversas atividades em conjunto com a Secretaria de Saúde a Oficina será mais uma ação em parceria com o  objetivo de estreitar os laços entre o ensino e o serviço e abordar um tema extremamente atual, a migração e as questões sociais que envolvem essa população”, salientou a professora, doutoranda Maria Ângela Martins, coordenadora do Projeto de Extensão Saúde do Migrante Haitiano.

 

Confira a programação da II Oficina sobre Migração e Saúde:

20/09

14:00 horas – Acolhimento e entrega de material

14:15 horas – Abertura

14:45 – História do Haiti – Maristela Abadia Guimaraes/ Migração para o Brasil – Rafael Alexandre Lira

16:00 horas – Intervalo

16:15 horas – Filme: O Haiti é aqui

16:30 horas – Debate

17:00 horas – Noções Básicas de Creoulo

21/09

14:00 horas – Migração e Saúde  - Professora Maria Ângela Martins/Instituto de Saúde Coletiva da UFMT

14:45 horas – Interculturalidade – Kerly Lourenço Borges

15:15 horas – Dinâmica das desigualdades

15:30 horas – Debate

16:00 horas – Intervalo

17:00 horas – Noções Básicas de Creoulo

22/09

Trabalho em grupo

Agenda conjunta – ISC e SMS de Cuiabá

Noções Básicas de Creoulo

Serviço

II Oficina sobre Migração e Saúde

Data: 20, 21 e 22/09

Horário: 14:00 às 18:00 horas

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Rua General Aníbal da Mata, 135, bairro Duque de Caxias