Saúde /

23 de Julho de 2010 14h13

Oficina de capacitação dos membros executores de controle de Infecção Hospitalar

23/07/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria/SMS

A Vigilância Sanitária do Município de Cuiabá promove na próxima segunda e terça-feira (26 e 27 de julho), das 8h às 11h, a oficina de capacitação dos Hospitais de pequeno e grande porte para o preenchimento de relatórios de controle de Infecção Hospitalar, na Escola de Saúde Pública.

Conforme o diretor da Vigilância a Saúde e Ambiente (Divisa), Benedito Oscar Campos, a oficina é uma continuidade do curso realizado em maio, porém, neste módulo a oficina irá trabalhar com tema específico: o manuseio de planilhas do excel.

A Fiscal Sanitária, Rosângela de Oliveira explica que antigamente os relatórios eram preenchidos manualmente e com o avanço da tecnologia, os Hospitais passaram a preencher as fichas pela internet, o que em muitas vezes podem ocasionar erros.  “Vamos tirar dúvidas e ensinar algumas técnicas para facilitar o preenchimento”, ressaltou a fiscal Rosângela de Oliveira.

Além da fiscal, a enfermeira Márcia Daniela Trentin também estará como monitora durante a oficina de capacitação. Conforme a legislação vigente, existe a portaria 2.616/1998 que dispõe da obrigatoriedade de todos os Hospitais a obterem uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar dentro dos Hospitais, o Comitê é formado por consultores que participam de reuniões e os membros executores que executam funções.

Durante os dois dias de evento, os membros executores estarão presentes na oficina. Na segunda-feira (26/07), os Hospitais de pequeno porte como Hospital Sotrauma e Hospital Ortopédico, entre outros. No segundo dia, os Hospitais de grande porte, que possuem UTI´s como: Hospital Julio Muller, Hospital Santa Rosa, Hospital Jdim Cuiabá, Amecor, entre outros. Ao todo serão 11 Hospitais participantes.

Segundo o diretor da Divisa em Cuiabá, a capacitação dos agentes da Visa possibilita a eficiência e maior agilidade na execução dos trabalhos. “Para chegarmos na excelência dos serviços prestados, precisamos também saber identificar as falhas e ajustar a demanda”.

 

O que: Oficina de capacitação dos Hospitais de pequeno e grande porte para o preenchimento de relatórios de controle de Infecção Hospitalar


Quando: Segunda e terça-feira (26 e 27 de julho), das 8h às 11h,


Onde: Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso.