Saúde / CAPACITAÇÃO

21 de Fevereiro de 2017 15h00

Núcleo de Apoio à Saúde da Família inicia ciclo de educação permanente na Regional Norte

21/02/2017

MARIA BARBANT

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Regional Norte deu inicio ao ciclo de ações em educação permanente para suas equipes de saúde da família de referência. A primeira capacitação tratou da identificação de problemas decorrentes do uso de medicamentos e aconteceu na última quinta-feira (16).

O farmacêutico Renaudt Fernando Tedesco de Carvalho explicou que  eventos voltados à capacitação, formação e qualificação dos profissionais é uma rotina dentro das unidades de saúde. Desta vez, o público alvo foram os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e enfermeiros.

O tema abordado foi “Identificando Problemas Relacionados ao Uso de Medicamentos”. A capacitação foi ministrada pelo farmacêutico nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) Serra Dourada e Centro América. Ao todo participaram da capacitação seis ACS (por equipe) e um enfermeiro por equipe.

O objetivo segundo Renaudt Tedesco é capacitar os agentes comunitários de saúde para identificar, nas visitas domiciliares, quais pacientes não estão se relacionando bem com seus medicamentos. “Não podemos apenas entregar as caixas de medicamentos e esperar que tudo corra bem, é preciso educar e supervisionar esses pacientes quanto ao uso de medicamentos, garantindo não só o acesso, mas o seu uso racional”, afirmou.

O farmacêutico explicou ainda que a questão não está relacionada ao uso incorreto de medicamentos. “Até o uso correto de medicamentos traz malefícios. Os fármacos podem fazer tanto bem quanto mal. Então todo paciente que estiver fazendo uso de medicamentos apresentam efeitos desejáveis e indesejáveis, o que é chamado de  reação adversa. A capacitação é para que os ACS saibam identificar possíveis reações adversas e outros problemas relacionados ao uso de medicamentos como a  superdosagem, a não adesão ao tratamento, o que leva a falha terapêutica e outros. Ou seja, a questão se baseia na necessidade do uso, se funciona e se é seguro”.  

O ciclo e palestras e capacitações continua. Os temas são variados, e  sempre pactuados com as equipes de saúde da família apoiadas pelo NASF. “Nossa intenção é de compartilhar saberes e expandir o conceito de cuidado na atenção primária à saúde no município de Cuiabá”, Renaudt Tedesco.

NASF

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) consiste em uma estratégia do Ministério da Saúde para aumentar a resolutividade e o escopo das ações em saúde ofertadas pela rede de atenção primária, e se baseia no princípio da troca de saberes através da interação multidisciplinar.

Para atender aos seus objetivos, o NASF conta com uma equipe multiprofissional, que deve atuar de maneira integrada apoiando os profissionais das Equipes de Saúde da Família e da Atenção Básica no atendimento a populações específicas, ou seja, nos territórios sob a responsabilidade dessas equipes.

No caso da Regional Norte, a equipe do NASF apoia nove unidades de saúde da família vinculadas, com um Pediatra, um Farmacêutico, um Nutricionista, um Fisioterapeuta, um Assistente Social, um Ginecologista e um Psicólogo. Os bairros atendidos são João Bosco Pinheiro, Primeiro de Março, Serra Dourada, CPA 2 (três equipes), CPA I e Centro América, um total de sete bairros.