Saúde / AMPLIAÇÃO DA TESTAGEM

06 de Julho de 2022 09h15

Novos pontos realizaram 300 testes para Covid-19 no primeiro dia de funcionamento

06/07/2022

CRISTIANE GUERREIRO

Davi Valle

Arquivo

Os quatro novos pontos de testagem de Covid-19, disponibilizados pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, realizaram 300 testes no primeiro dia de funcionamento. As unidades começaram a funcionar ontem (06/07). Os locais ficam abertos das 7h às 11h e das 13h às 17h.

O Centro de Especialidades Odontológicas do bairro Dom Aquino registrou 56 testes para Covid-19, o Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral registrou 58 testes, a Clínica Odontológica do Leblon, 130 testes e a Clínica Odontológica do CPA III registrou 56 testes. A meta é realizar cerca de 120 testes por dia, em cada unidade.

Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a medida foi necessária para ampliar a testagem e para desafogar as unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento (UPAs) e policlínicas.

“Estamos impedidos de contratar novos profissionais na área da saúde e estamos nos adaptando com o que temos, para melhor atender a nossa gente. A união das equipes da saúde bucal com as redes Primária e Secundária é importante para a descentralização dos serviços, quem ganha é a população com mais qualidade e agilidade no atendimento”, ressaltou o prefeito.

O secretário adjunto de Atenção Básica, Edemir Xavier, pontuou que os pacientes que testarem positivos e aqueles que estiverem com sintomas gripais serão consultados e medicados no próprio local de testagem, sem necessidade de procurar as outras unidades de saúde.

“As pessoas com sintomas gripais devem procurar os pontos de testagem com documento pessoal e cartão do Sistema Único de Saúde –SUS”, finalizou.