Saúde / SUGESTÃO DE PAUTA

07 de Agosto de 2018 08h21

Novo Ouvidor do SUS de Cuiabá será eleito pelo Conselho Municipal de Saúde nesta terça (07)

07/08/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) elegerá o Ouvidor do Sistema Único de Saúde (SUS) de Cuiabá para o próximo biênio, nesta terça-feira (07). A eleição será realizada, das 14h às 15h30, durante reunião extraordinária do CMS, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Com base na Lei Complementar nº 094, de 03 de julho de 2003, bem como o Regimento Interno do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e ainda a Resolução 21/99/CMC, de 06/07/99 o pleito acontecerá por meio de voto secreto em cédula confeccionada e devidamente rubricada pela Comissão Eleitoral, sendo que cada Conselheiro e ou entidade terá direito a um voto. 

Na ocasião, será assegurado ao candidato o tempo de 10 minutos para apresentação e comprovação dos seguintes requisitos ao Pleno; I - Comprovar experiência em saúde pública de no mínimo dois anos, seja profissional, conselheiro e ou militante de movimentos sociais específicos do setor saúde no município de Cuiabá. II – Apresentar Curriculum vitae resumido e comprovado. III – Ter escolaridade mínima de 2º grau completos. IV – apresentar justificativa explicando o interesse pelo cargo e proposta de trabalho para o mesmo. V – Declaração de disponibilidade de oito diárias para o exercício das funções de ouvidor e VI – Comprovação de residência no município de Cuiabá.  Além disso, todas as informações constantes no edital devem ser observadas atentamente pelo candidato.

DO CARGO

O ouvidor trabalhará diretamente com a comunicação, dessa forma precisa apresentar facilidade em dialogar com a gestão, servidores, usuários e o controle social, exercendo assim a intermediação entre os mesmos sempre que necessário.

Além disto, o profissional deverá fazer avaliação dos serviços prestados pela saúde municipal; garantir acolhimento humanizado e escuta qualificada dos usuários e servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) que buscam atenção às demandas nas unidades e estabelecimentos de saúde municipais; realizar o tele-atendimento, o atendimento presencial, o registro das demandas em plataforma virtual, e as demandas advindas de outras formas de comunicação.