Saúde /

30 de Outubro de 2014 17h07

NOTA DE ESCLARECIMENTO

30/10/2014

Secretaria de Comunicação de Cuiabá

Mayke Toscano

Arquivo

Em razão das notícias veiculadas pela imprensa nesta quinta-feira (30.10) sobre o fechamento do Centro Cirúrgico do Pronto Socorro de Várzea Grande, a prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece ao público em geral, e em especial aos usuários do Sistema Único de Saúde, que o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) está atendendo em sua capacidade máxima de internações, não havendo nenhum leito disponível para novas internações.

Dos 240 pacientes internados no PSMC nesta data, 130 (54%) são de Cuiabá, enquanto 110 (46%) são oriundos de outras cidades do interior de Mato Grosso.

Especificamente no caso de cirurgia ortopédica, estão internados hoje no Pronto Socorro de Cuiabá 53 pacientes, sendo 30 (56%) de Cuiabá e 23 (44%) de outras cidades do interior do Estado.

Por esta razão, a Secretaria Municipal de Saúde recebe com extrema preocupação as notícias veiculadas pela imprensa sobre o fechamento do Centro Cirúrgico do Pronto Socorro de Várzea Grande.

Embora atenda no regime de “porta aberta”, não recusando pacientes de nenhuma natureza ou origem, o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá está com sua capacidade de atendimento já comprometida, não dispondo de nenhuma condição técnica e operacional para absorver a demanda proveniente do fechamento do centro cirúrgico do Pronto Socorro de Várzea Grande.

Por esta razão, a prefeitura de Cuiabá apela às autoridades estaduais, Ministério Público e Poder Judiciário, bem como à prefeitura do município vizinho, para que encontrem uma solução urgente para o caso do Pronto Socorro de Várzea Grande, sob pena de submetermos os pacientes do SUS, especialmente os ortopédicos, a um estado de calamidade pública.

Cuiabá-MT, 30 de outubro de 2014