Saúde / URPICS/HORTO

13 de Março de 2017 13h10

No mês dedicado a elas, roda temática vai discutir a saúde da mulher

13/03/2017

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

A mulher será o tema da terceira edição da Roda de Terapia Comunitária Integrativa Temática que acontecerá na Unidade de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), localizada no Horto Florestal Tote Garcia na próxima quarta-feira (15), às 09:00 horas. Aproveitando que o mês é dedicado a elas, o tema da Roda será “A Saúde da Mulher”.

Para conduzir as discussões foi convidada a professora e coordenadora  do curso de Serviço Social  do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal de Mato Grosso, a Ms. Madalena Rodrigues.

As Rodas Temáticas  foram instituídas na unidade a partir deste ano. A  ideia é reunir especialistas, universitários, profissionais da saúde e usuários para discutir  temas variados tornando o cidadão mais consciente e responsável por sua saúde e também por sua comunidade.

Na  primeira roda temática realizada no inicio de fevereiro os participantes, sob a condução da  professora Rosa Lucia Rocha, Doutora em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - instituição parceira da SMS de Cuiabá -, discutiram o momento em que passa a saúde.

Naquela ocasião, a professora destacou que um dos objetivos da terapia integrativa é tornar o cidadão consciente e corresponsável pela sua saúde. “Mas não basta que o cidadão procure a unidade,  é preciso que as pessoas entendam o que cada um pode fazer como cidadão”, explicou ela.

Na segunda edição do evento, realizada também em fevereiro, próximo ao período de carnaval, a nutricionista Marilene Alves Queiroz e a enfermeira Alessandra Barbara Pereira Leite, do CAPES Álcool e Drogas (AD), unidade localizada no bairro Boa Esperança e a enfermeira  Maria Aparecida Milhomem  e  a psicóloga Mirelle Braga, da equipe técnica da Coordenadoria de Saúde Mental de Cuiabá, discutiram  o tema “Alcoolismo e Saúde”.

Além das rodas temáticas, a unidade continua realizando  todas as sextas-feiras, a partir das 09h00, Rodas Comunitárias Integrativas, uma ação terapêutica para a  comunidade.

“A Terapia Comunitária Integrativa é um instrumento que nos permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades”, explicou a nutricionista Nensmorena Preza Fontes.

Sobre as rodas temáticas a nutricionista explicou que os  temas foram escolhidos a  partir dos eventos em destaque no mês e que são trabalhados também nas  unidades de saúde.  Assim, até o  mês de junho serão abordados assuntos ligados a Depressão no  dia 12 de abril;  a Saúde do Trabalhador no dia 17 de maio e a  Política das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no dia 21 de junho.

No segundo semestre a proposta é de que as rodas temáticas continuem dentro da programação da unidade abordando cada uma das Práticas Integrativas, para torná-las conhecidas.  

Hoje a URPICS atende servidores e usuários do SUS encaminhados por profissionais das unidades de Saúde de Cuiabá, além da comunidade. Na unidade além do atendimento social, são aplicados Reiki, Auriculoterapia, Benzeção, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, e ainda oferecidas orientações e informações sobre Plantas Medicinais, Nutrição Funcional, entre outros. 

Para informações sobre os horários de funcionamento e agendamento basta ligar no número 3665-2420.

Terapia Comunitária

A terapia comunitária tem como finalidade construir uma rede social onde seja possível partilhar experiências de vida e sabedorias de forma horizontal e circular.

Entre as suas características estão as discussões e a realização de um trabalho de saúde mental, preventiva e curativa, que engaje  todos os elementos culturais e sociais ativos da comunidade, com ênfase no trabalho de grupo.

A ideia é que a comunidade, por meio dessas terapias, busque as soluções para seus  problemas cotidianos e que elas possam  funcionar como escudo protetor  e eixo essencial para a consciência social.

SERVIÇO

Roda de Terapia Comunitária Integrativa Temática : A Saúde da Mulher

Dia: 15/03

Hora: 09:00 horas

Local: Unidade de Referencia de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS) – Horto Florestal Tote Garcia