Saúde / MULHER

24 de Julho de 2017 09h38

No Dia Internacional da Mulher Negra, Secretaria faz programação para servidores

24/07/2017

MARIA BARBANT

A Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Diretoria de Atenção Básica, realiza no próximo dia 25, às 8h, no auditório do órgão, uma roda de conversa para marcar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, e de Tereza de Benguela.  

A responsável técnica pelo Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra, Cleidimar Nunes de Almeida, explica que a ideia é discutir questões relacionadas às políticas públicas para grupos populacionais específicos e, as possíveis desigualdades na distribuição de serviços, benefícios e oportunidades aos diferentes segmentos da população.

“Também estaremos discutindo aspectos relativos a recente migração haitiana para o Brasil, mato Grosso e Cuiabá e problematizar a forma com que os serviços públicos, em especial os de saúde, podem promover de fato, a equidade e universalidade no dia a dia da atenção à saúde”, salientou.

Programação

A programação do Dia Internacional da Mulher negra Latino Americana e Caribenha, e de Tereza de Benguela será aberta com a interpretação do poema “Mulata Exportação”, por Bia Corrêa, técnica da Diretoria de Atenção Secundária (DAS) e uma apresentação musical com Lucineyde Mattos de Oliveira Ojeda, da Diretoria de Atenção Básica (DAB)

A terapeuta  Gê Fernandes, da Unidade de Práticas Integrativas e Comunitárias em Saúde, localizada no Horto Florestal, fará uma roda comunitária.

A Roda de Conversa será coordenada pela professora e doutoranda Antonieta Luiza Costa, da Secretaria de Educação de Cuiabá (SME) e pela doutoranda e professora do Instituto de Saúde Coletiva, Maria Ângela C. Martins, em conjunto com técnicos e estagiários.

Logo depois será apresentado o resultado da pesquisa perfil etno histórico dos migrantes haitianos em Mato Grosso, pela professora Maria Ângela C. Martins.

Em seguida será realizada uma oficina de Turbantes com Maria Clara Bertulio, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e uma Sessão Pipoca com apresentação de Curtas que abordam questões de raça, cor e gênero.

Durante toda a programação estarão expostas – Varal Poético -, textos da escritora e poetisa Janete Manacá.

Dia da Mulher Negra

O dia 25 de julho foi instituído em julho de 1992, por representantes de cerca de 70 países e participantes do Primeiro Encontro de Mulheres Negras da América Latina e Caribe, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana. O objetivo foi celebrar e, sobretudo, estimular a reflexão sobre o papel das mulheres negras, da América Latina e Caribe.

A ideia é dar visibilidade a temas como desigualdade racial e de gênero, a resistência e luta das mulheres negras contra o racismo, o sexismo, a discriminação de classe e preconceitos, fortalecendo e resgatando as organizações de resistência das mulheres.

Em 2014, foi sancionada a  Lei nº 12.987/2014, que estabelece a data o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Tereza de Benguela foi uma líder quilombola, que viveu durante o século 18 no Quilombo de Quariterê, em Mato Grosso. Com a morte do companheiro, Tereza se tornou a rainha do quilombo e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luiz Pinto de Souza Coutinho e a população (79 negros e 30 índios), acabou  morta ou aprisionada.

Serviço

Dia Internacional da Mulher negra Latino Americana e Caribenha, e de Tereza de Benguela

Realização: Diretoria de Atenção Básica/Coordenadoria de Programas Especiais/Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra

Data: 25.07.2017

Local: auditório da SMS