Saúde / COMBATE/MOSQUITO

16 de Março de 2017 14h00

Neste sábado mobilização será na Regional Leste

16/03/2017

MARIA BARBANT

Michel Alvim

Arquivo

A Regional Leste recebe neste sábado (18), mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. Durante toda a manhã, das 07:30 às 11:30 horas, 280 Agentes de Combate as Endemias estarão vistoriando e tratando 4.900 imóveis nos bairros Itamaraty, Planalto, Sol Nascente e El Dourado. A ação é coordenada pelo Comitê de Ação Preventiva e envolve as Secretaria de Saúde, Serviços Urbanos, Ordem Pública, Governo, Educação e Comunicação, além da Procuradoria Geral do Município.

Esta será a segunda grande mobilização de combate ao mosquito transmissor da dengue, da doença do zika vírus e da febre do chicungunya realizada este ano. A primeira, em fevereiro, aconteceu na Regional Sul onde foi feita a vistoria domiciliar e tratamento de mais de 5 mil imóveis nos bairros Osmar Cabral, São João Del Rey, Jardim Fortaleza e Liberdade.

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandra Carvalho explicou que as mobilizações seguem um planejamento definido dentro do Comitê, nos bairros com maiores problemas. “Os critérios são os maiores  índices de infestação predial, maior número de notificações das doenças e densidade populacional. Nossa meta é realizar visitas domiciliares e tratamento de 100% dos reservatórios no baixo”.

Esses bairros são aqueles que no último Levantamento de Índice Rápido (LIRA) apareceram com altos índices de infestação.  Segundo a pesquisa realizada no período de 02 a 06 de janeiro, o  indice foi  de 6,6%, abaixo dos  11,3% registrados no mesmo período do ano passado, mas não menos preocupante dada a extensão da infestação. A pesquisa apontou que  38% dos bairros (estratos) de Cuiabá estão em situação de altíssimo risco.

"Queremos mobilizar e alertar a população por meio de ações que tragam um impacto significativo como o recolhimento do lixo intradomiciliar, o lixo da dengue, além de ações de educação em saúde", explicou a coordenadora.

Alessandra Carvalho lembra que é fundamental a participação da população, de forma consciente e comprometida isso porque nessa época do ano, o acúmulo de água agrava a situação por isso as ações precisam ser constantes.  mas sim de rotina e em parceria com as demais secretarias e lideranças comunitárias.

Além das visitas domiciliares a partir desta quarta-feira (15), homens da Secretaria de Serviços Urbanos estão recolhendo o lixo, e a Secretaria de Ordem Pública esta informando a lista dos imoveis com problemas, abandonados e terrenos baldios. A mobilização da comunidade com a parceria das lideranças comunitárias está sendo feita pela Secretaria de Governo e Comunicação e a orientação das crianças nas escolas e creches pela  Secretaria de Educação.

A concentração no sábado será no Ginásio de Esportes do bairro Planalto.

Comitê

O Comitê Permanente de Ação Preventiva contra o Aedes aegypti foi instituído pelo Decreto nº 6.207, de 02 de janeiro.

Diante da situação de alto risco, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou que as ações de combate aos criadouros do mosquito passem a ter caráter permanente e se tornem uma política de governo.

O Comitê é coordenado pela Secretaria de Saúde e orienta as ações conjuntas entre as demais secretarias municipais, de Governo e Comunicação, Obras Públicas, Serviços Urbanos, Ordem Pública, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social, Educação e Procuradoria Geral. 

Serviço - Mobilização para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Regional Leste

Data: 18/03

Hora: 07:30 às 11:30 horas

Local: Concentração no Ginásio de Esportes do bairro Planalto