Saúde / CELERIDADE NA FILA

06 de Julho de 2018 09h36

Mutirão de exames e consultas contribui para a diminuição na fila de espera da Central de Regulação

06/07/2018

ROBERTA PENHA

Davi Valle

Arquivo

O 3º Mutirão de Exames e Consultas Especializadas, da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde da Capital, realizado no último sábado (30), ajudou a dar andamento à fila de espera de pessoas que aguardavam atendimento para as especialidades de urologia, cardiologia, endocrinologia, ortopedia, psiquiatria, pneumologia, dermatologia, nefrologia, otorrinolaringologia, gastrologia e oftalmologia. O Mutirão aconteceu das 8h às 17h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Participaram do Mutirão pessoas que já estavam na fila da Central de Regulação e que foram previamente contatadas e que confirmaram presença. De acordo com a coordenadora do setor, Lileine Silva, a equipe entrou em contato com mil pessoas para avisar sobre o Mutirão. As que confirmaram, foram colocadas na lista de atendimentos no dia 30 e as que não poderiam foram avisadas que seriam chamadas pra novos mutirões, que acontecerão mensalmente. 

“Nossa intenção com esses mutirões de exames e consultas é dar mais celeridade à fila de espera, pois sabemos o quão importante para a população ser atendida pelo SUS o quanto antes. Nós temos feito um esforço imenso para entrar em contato com cada pessoa que está na fila, para conseguirmos que ela seja atendida, mas não estamos tendo muito êxito com a população. Muita gente confirma e acaba não vindo na data”, revela a coordenadora.

Para se ter ideia, dos mil pacientes contatados para o 3º Mutirão, estiveram presentes 583 pessoas, que realizaram consultas e/ou exames. Do restante, 268 pacientes faltaram e 149 ligaram um dia antes do Mutirão para reagendar. “O índice de absenteísmo é muito alto, há um descompromisso da população com o agendamento e isso impacta numa fila extensa na qual tem gente que realmente precisa aguardando. Mas acredito que estamos no caminho certo. Não vamos fazer milagre, mas vamos amenizar uma fila que está grande há anos e nosso trabalho não vai parar”, comenta Lileine. 

Quem aproveitou a oportunidade elogiou muito a iniciativa. A dona de casa, Benvinda de França, que já estava há bastante tempo esperando uma consulta com um nefrologista, ficou muito satisfeita. “Fui muito bem atendida pela médica. A população precisa de mais mutirões como esse, pois vai melhorar muito a questão da saúde em Cuiabá. Espero que aconteça mais vezes”, disse. A auxiliar de escritório, Tamara Menino, tem a mesma opinião de Benvinda. “Estava esperando uma consulta no ortopedista há um ano e finalmente consegui ser atendida. Vou ficar atenta aos novos mutirões. Eles estão sendo benéficos à população”, comentou. 

A coordenadora do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Nadja Verginia Sartoreli Campos, agradeceu muito à sua equipe pelo empenho demonstrado durante o evento. “Meu muito obrigado a toda equipe do CEM, aos meus médicos que participaram e à equipe da Central de Regulação pelo apoio. Este é o terceiro mutirão com resultados sempre produtivos e continuaremos a fazer um por mês, para que gradativamente diminuirmos a fila da Central de Regulação”, finalizou.