Saúde / MEDIDAS DE IMPACTO

05 de Março de 2018 12h49

Mutirão de Consultas e Exames Especializados terá novas edições ainda este semestre

05/03/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Sucesso de público, o 1º Mutirão de Exames e Consultas Especializadas da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde da Capital, realizado no último sábado (03), atendeu cerca de 1.000 pessoas nas especialidades de cardiologia, oftalmologia, urologia, tomografia, ultrassonografia, densitometria óssea, raios-X e mamografia. O evento, que nesta primeira edição concentrou a maior parte das consultas e exames no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e contou com o apoio do Hospital Municipal São Benedito, da MEDCLIN - Imagem e Laboratório, Diag Rag e AFIP Medicina Diagnóstica, terá outras edições ainda este semestre.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, os mutirões fazem parte das medidas de impacto que estão sendo realizadas por sua gestão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para oferecer humanização e, sobretudo, celeridade e transparência às pessoas que aguardam por consultas e exames especializados na Central de Regulação da Capital.

“Este é um mutirão da cidadania e da dignidade da pessoa. Mutirão de uma gestão que respeita e gosta de gente. Eu sou um prefeito de todos os cuiabanos, mas a prioridade é para os menos favorecidos, especialmente na área da saúde. É para a maioria esmagadora da população que não têm dinheiro para pagar um plano de saúde, um médico particular e precisa da saúde pública. Não vou descansar um só minuto sequer da minha gestão no sentido de avançar, melhorar e humanizar a saúde, promovendo mais mutirões como este ainda este ano, um até junho e outros dois até o fim de 2018. Faremos isso para diminuir a fila de consultas, de exames e cirurgias e, com isso, cuidaremos da vida das pessoas. Este é o nosso foco, é essa a determinação e orientação que estamos passando para toda a equipe que vem sendo muito bem conduzida pela secretária, Elizeth”, frisou o prefeito.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo com os mutirões a SMS poderá apurar o real quantitativo da fila, que atualmente conta com 58.036 pessoas aguardando por consultas e 130.783 por exames. Esta também é uma maneira de combater o índice de absenteísmo (pacientes que não comparecem aos procedimentos marcados), que chega a 62%. 

“Estamos inaugurando uma nova fase na Central de Regulação com o objetivo de atender a população com o máximo de humanização e resolutividade na fila de forma cronológica. Para isso, precisamos conhecer a demanda real da Central, pois parte das pessoas que hoje compõem esta fila já tiveram seus procedimentos marcados e não compareceram, contribuindo para o índice de 62% de absenteísmo. O mutirão é uma das ferramentas que, aliadas às demais medidas emergenciais que estamos fazendo na unidade contribuirá para diminuirmos este percentual negativo”, completou Elizeth.

Conforme destacou a secretária adjunta de Planejamento Estratégico da SMS, Dúbia Beatriz Oliveira Campos fazem parte dessas mudanças emergenciais a reestruturação da recepção da Central, que passou a contar com profissionais ‘acolhedores’ e assistentes sociais e o investimento em equipamentos e logística de ‘call center’. “Com essa nova modelagem na linha de frente da Central, fizemos uma força-tarefa para buscar o perfil que seria atendido neste mutirão. Os trabalhos foram de 09 de janeiro a 20 de fevereiro onde conseguimos realizar 30.045 ligações e desta triamos 1.000 com o perfil das especialidades que serão ofertadas, sendo que a escolha obedeceu à ordem cronológica dos pedidos e destes, 80% são do interior do Estado”, explicou.

De Livramento, o lavrador Manuel Vieira da Silva, 57 anos que estava a quase dois anos aguardando para fazer um exame oftalmológico foi um dos selecionados. Segundo ele, quando o exame chegou à central seu olho estava apenas com uma suspeita de tumor, por conta da demora o problema se agravou e tornou-se cirúrgico. “Eu já perdi a visão do lado direito e, se não fosse o mutirão, eu iria perder o esquerdo. Esperar por dois anos é desumano para quem deu o máximo de si lavrando a terra. Esta gestão está de parabéns e, espero que os mutirões continuem porque precisamos muito e dependemos da saúde pública no meu caso agora, para uma cirurgia”, disse.

Conforme o superintende da Central, Hércules Castilho mais 500 pessoas poderiam ser beneficiadas neste mutirão caso tivessem sido encontradas. “Das 30.045 ligações realizadas apenas 16.543 obtiveram sucesso. Ou seja, quase 50% dos telefones informados nos cadastros dessas pessoas não estão mais disponíveis. Esse fato foi constatado pelo nosso call center, pois das ligações sem sucesso, boa parte deu caixa postal e outra não atenderam as chamadas. Na prática, foi isso o que aconteceu com essas 500 pessoas que poderiam ser beneficiadas pela 1ª edição do mutirão”, enfatizou.

Para evitar estas situações a SMS, orienta que, as pessoas que possuem solicitações pendentes na Central devem procurar a unidade ou ligar nos telefones (65) 3616 - 9149 ou 3616 - 9146 para atualizar o cadastro e serem inseridas nos próximos mutirões.