Saúde / CONFERÊNCIA

13 de Julho de 2017 08h37

Modelo de Atenção, Gestão e Financiamento estarão em debate

13/07/2017

MARIA BARBANT

Davi do Couto Valle

Arquivo

Continua nesta quinta-feira (13), no Hotel Fazenda Mato Grosso, a 12ª Conferencia Municipal de Saúde. Hoje as discussões terão como foco o Modelo de Gestão, onde serão debatidos temos como a Garantia e Melhoria do Aceso e Organização dos Serviços de Saúde e a Gestão do SUS, Planejamento  e Financiamento do SUS e a Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde.

No primeiro dia do encontro, organizado pelo Conselho Municipal de Saúde com apoio da SMS de Cuiabá, os debates giraram em torno do Fortalecimento e Ampliação da Participação Social  e Garantia do Direito à Saúde.

A secretária adjunta de Planejamento e Operações da SMS de Cuiabá, Maria Salete Ribeiro, falou sobra a importância da participação da população e do controle social na gestão da Saúde,  defendendo o fortalecimento e a participação democrática da população.

“O controle social  é o principal instrumento  de defesa social do Sistema Único de Saúde, é a sociedade participando democraticamente e lutando pela qualidade de vida e defesa de uma gestão transparente e humanizada do SUS”, destacou.

Segundo Salete Ribeiro, responsável pela administração do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e do Sistema Municipal de Regulação, os desafios são muitos, mas o poder publico e sociedade precisam estar unidos para defender o maior projeto social do mundo, que é o SUS.

“O projeto desta gestão é retomar o caminho da saúde para trabalhadores, que estão adoecidos, e para a população que precisa de serviços de qualidade e acesso à Saúde e, em defesa dos recursos. Temos que pensar num projeto comum a todos”.  

Salete abordou a gestão do HPSMC e destacou a atuação responsável e comprometida dos trabalhadores dessa unidade hospitalar, que mesmo com deficiências estruturais salvam dezenas de vidas todos os dias. “Precisamos dar visibilidade as ações positivas desses trabalhadores e lembrar que uma saúde de qualidade é o resultado de uma construção coletiva”.

O coordenador da 12ª Conferencia Municipal de Saúde, Júlio Cesar de Souza Garcia, também destacou a importância do Controle Social na gestão da Saúde e falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Saúde, do qual é vice-presidente. “Temos que fortalecer o Controle Social através da capacitação dos conselheiros que desempenham um papel importante, como a voz das demandas da comunidade”.

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo, fechou o primeiro dia do evento agradecendo a participação dos cerca de 700 representantes dos segmentos dos usuários, profissionais da saúde e do governo e parceiros nos debates.

Nesta quinta-feira, ela participa do  XXXIII Congresso Conasems - Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS.

O evento vai reunir no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, milhares de trabalhadores do SUS, secretários municipais de saúde de todo o país, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério da Saúde.

Com o  tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS", os participantes vão discutir a nova politica da atenção básica,  o novo modelo de financiamento da Saúde por blocos e outros temas.

“Assim como a Conferencia Municipal  esse espaço de discussão é importante para a Saúde de Cuiabá já que há muito tempo um Secretario do município não tem assento no Conselho Nacional de Saúde ”, salientou Elizeth Araújo.

Confira aqui a programação da 12ª Conferencia Municipal de Saúde de Cuiabá.