Saúde / Hospital

28 de Maio de 2015 17h41

Ministro garante 50% do custeio do São Benedito e marca data para abertura de hospital

28/05/2015

Secretaria de Governo e Comunicação de Cuiabá

Divulgação

Arquivo

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, garantiu nesta quinta-feira (28.05) ao prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, e ao governador de Mato Grosso, Pedro Taques, o repasse de 50% do valor do custeio mensal do Hospital São Benedito. A garantia foi dada durante audiência ocorrida durante atarde na sede do ministério, em Brasília. Chioro também acertou com a

comitiva de Mato Grosso sua presença em Cuiabá no dia 13 de julho, data em que o hospital, inaugurado no último dia 30, entrará em funcionamento.

De acordo com o prefeito Mauro Mendes, a operação do hospital se dará em três fases, sendo a primeira de cirurgias ortopédicas de alta complexidade. “Esta foi uma grande conquista. Demonstramos ao ministro a importância do hospital para os tratamentos de alta complexidade não apenas de Cuiabá mas de todo o Estado de Mato Grosso, e ele se comprometeu com o repasse dos recursos e também fez questão de vir a Cuiabá para a inauguração dos atendimentos”, frisou o prefeito.

Os outros 50% do custeio ficarãosob a responsabilidade da prefeitura de Cuiabá e do Governo do Estado de Mato Grosso. Mauro Mendes pontua, contudo, que os valores ainda não foram definidos.

 “Deixamos agendada uma reunião técnica em Cuiabá no dia 16 de junho na qual fecharemos os valores exatos para a primeira fase da entrada em operação do Hospital São Benedito. Do valor que

for fixado, o ministério entrará com 50% e o restante dividiremos com o Estado. Na medida em que as outras fases forem sendo executadas, o Ministério vai manter sempre os 50%”, explica o prefeito.

O governador Pedro Taques reforçou o compromisso de trabalhar para melhorar o atendimento de saúde na Capital, em parceria com a prefeitura. "Esta é uma grande conquista que será fundamental para oferecermos ao cidadão atendimento da melhor maneira possível. Estamos trabalhando firmemente para ajudar Cuiabá e, também, os demais municípios que hoje recorrem à Capital em busca de atendimento", observou o governador.

Taques lembrou que o governo do Estado também é parceiro da Prefeitura de Cuiabá na construção do novo Pronto-Socorro da Capital, com repasse de R$ 50 milhões. Além disso, ressaltou que já foramdestinados aos municípios R$ 62 milhões para investimento em saúde.

O Hospital São Benedito vai atender cirurgias de alta complexidade nas áreas de ortopedia, tratamento cardiovascular e neurológio e também cirurgias bariátricas (voltada para

pacientes com obesidade mórbida), entre outros. Com 116 leitos, sendo 30 de UTI’s, o São Benedito está programado para entrar em regime de pleno atendimento em três fases, e a cada nova fase parte desses tratamentos seráincluída nas operações.

PREPARAÇÃO

Para a entrada em operação no dia 13 de julho, a prefeitura de Cuiabá deverá cumprir uma agenda de procedimentos bastante intensa no mês de junho. Isso inclui a contratação e treinamento de

todos os profissionais necessários e a conclusão da instalação dosequipamentos, já adquiridos pelo município, com participação de Governo Federal.

COMITIVA

Além do prefeito da Capital e doGovernador do Estado, também participaram da audiência os secretários de SaúdeAry Souza Junior (Cuiabá) e Marco Bertúlio (Mato Grosso); do presidente da Empresa Cuiabana de Saúde (responsável pela administração do Hospital São Benedito), Jorge Lafetá; dos senadores Wellington Fagundes (PR) e José Medeiros (PPS); dos deputados federais Fábio Garcia e AdiltonSachetti, ambos do PSB, eValtenir Pereira (Pros). O prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), também acompanhou a comitiva.