Segunda, 23 de março de 2020, 10h50
A- |  A+

Saúde / COMUNICADO

Ministério da Saúde repassa apenas 9 mil doses para Cuiabá e Campanha de Vacinação contra gripe terá pausa

Os novos lotes estarão disponíveis para os postos de saúde na sexta-feira,27


A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Saúde comunica que devido o Ministério da Saúde ter repassado apenas 9,5 mil doses das poucos mais 46.000 doses para idosos e 21.000 para os profissionais da Saúde que deveriam ser repassadas para Cuiabá, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra influenza que teve início nesta segunda-feira (23) terá uma pausa e só retornará com as imunizações na próxima sexta-feira (27).

De acordo com a Responsável Técnica pela Imunização- RT, Sandra Horn a Secretaria de Saúde manteve o início da campanha sob a promessa de que mais doses chegariam hoje. Entretanto, a resposta do Ministério da Saúde é de que os novos lotes só chegam na próxima quarta-feira (25). 

“Nós preparamos e capacitamos toda a equipe para darmos sequência na vacinação mas o Ministério informou que só enviará novas doses na quarta-feira. Dessa forma, faremos a distribuição para as unidades na quinta e na sexta-feira retornamos com a campanha”, explicou.

Ainda segundo a RT, as doses recebidas já foram basicamente distribuídas em sua totalidade sem aglomerações nos postos. 

“Capacitamos nossas equipes para evitar aglomerações em combate ao Coronavírus. Dentre as medidas, optamos por iniciar a vacinação pelos acamados e idosos com maiores riscos em suas casas, e os demais que compareceram nas unidades receberam senhas”, frisou a RT ressaltando que o Ministério da Saúde também emitiu nota técnica nesta segunda,23 solicitando paralisação de outras imunizações do calendário vacinal - com prioridade para a primeira fase para a influenza. 

CAMPANHA

Neste ano, a Campanha que normalmente é realizada na primeira quinzena de abril, foi antecipada pelo governo federal como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas gripadas e, com isso, ajudar no diagnóstico de possíveis casos de coronavírus. 

Ainda considerando esses cuidados, a vacinação será dividida em três fases: A 1ª de 23/03 a 16/04, com a vacinação para os idosos (60 anos e mais), profissionais da Saúde pública e privada. 2ª fase de 16/04 a 09/05  professores de escolas publicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, crianças de seis meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas. 3ª fase de 09 a 22/05 adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.  

 

Em todo Brasil foram disponibilizadas 75 milhões de doses e o objetivo é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários.  A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá