Saúde / EDUCAÇÃO CONTINUADA

28 de Agosto de 2018 10h41

Membros da CIPA no Pronto Socorro são capacitados para atuar no combate a incêndios

28/08/2018

OZIANE RODRIGUES

Oziane Rodrigues

Arquivo

Membros titulares e suplentes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), que serão empossados na quarta-feira (29), participaram da Semana de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, realizada de 20 a 24 de agosto. 

A capacitação foi idealizada por representantes das Comissões Hospitalares, do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) e Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho (SESMT) do HPSM e contou com aulas teóricas e práticas. 

Na sexta-feira (24), oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso finalizaram os trabalhos e incluíram demonstrações de tipos de incêndio e quais os melhores materiais para controlar cada um. 

“Nosso enfoque foi uma palestra sobre a prevenção e combate a incêndios. Dessa forma, abordamos a teoria do fogo em sala de aula, com especificações sobre as principais classes de incêndios e extintores. E posteriormente nos deslocamos para colocar em prática esses ensinamentos, quando os integrantes da CIPA puderam manusear os extintores adequados em situações próximas à realidade”, frisou o facilitador do tema, tenente Rivaldo. 

Para a bióloga Cleozimeire Souza, que é integrante do NAQH, os objetivos iniciais da ação foram concretizados. “A CIPA precisa de um treinamento obrigatório, então para cumprir o requisito e capacitar os novos membros, nós ofertamos essa ação. Com isso, elencamos o que é a CIPA e quais suas principais funções. A ideia de trazer o Corpo de Bombeiros foi para que tenham a exata noção sobre situações de emergências, sejam em acidentes de trabalho, ou em fogo, como foi falado aqui”, explicou.

Para o técnico de segurança do trabalho e membro da CIPA pelo segundo mandato, Joaquim Pereira dos Santos, a palestra foi excelente. “Aprendemos quais os produtos adequados para conter os mais variados tipos de incêndios. O treinamento serve para todos nós, pois se lá na frente nos depararmos com uma situação de incêndio, saberemos exatamente como agir. A organização do evento está de parabéns, pois foi ótimo”, finalizou.