Saúde / PREVENÇÃO/ACIDENTES

20 de Junho de 2017 10h58

Membros da CIPA do Pronto Socorro de Cuiabá iniciam capacitação esta semana

20/06/2017

MARIA BARBANT

DAVI COUTO VALLE

Arquivo

Os 30 membros titulares e suplentes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), empossados na semana passada,  iniciaram esta semana uma capacitação. A CIPA, formada por representantes dos servidores e da direção, tem entre as suas responsabilidades  a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho e visa,  principalmente, a promoção da saúde dos servidores.

A secretária-adjunta de Planejamento e Operação, Salete Maria Ribeiro, e o diretor técnico do unidade hospitalar, Alexandre Kohlhase Martins, participaram do ato de posse, realizado na  sexta-feira (14).

A secretária executiva da Comissão Hospitalar do HPSMC, Jaklyne Thayane de Arruda Soares, explicou que a CIPA é uma exigência dos Conselhos de Classe e do Ministério do Trabalho regida pela Resolução RN5, desse órgão, inclusive em relação ao número de integrantes, representantes dos servidores e da diretoria e sua reativação (após dois anos inativa), atende a apontamentos feitos por órgãos de controle. 

“A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Pronto Socorro de Cuiabá é composta por 15 titulares e suplentes, representantes dos trabalhadores, eleitos para um mandato de um ano, que pode ser  renovado por igual período, e 15 titulares e suplentes indicados pela diretoria”, explicou.

Participam da Comissão representantes dos servidores de vários setores da unidade hospitalar  que terão entre as atribuições a elaboração de um  plano de trabalho que possibilite a implementação de ações preventivas para solucionar problemas de segurança e saúde no trabalho.

“Os membros da CIPA também participam  da implementação do controle de qualidade das medidas de prevenção, das discussões relacionadas as ações de risco, e ainda na divulgação de medidas de segurança que devem ser adotadas, no sentido de preservar a segurança e a saúde do trabalhador”, destacou Jaklyne Soares.

Entre as ações que devem ser  realizadas pela CIPA estão ainda  a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) e, as campanhas de prevenção da AIDS.

Atualmente, o HPSMC tem em atividade as Comissões de Prontuário, de Óbito, de Controle de Infecção Hospitalar e, de Ética Medica e Ética de Enfermagem, estas duas últimas, em processo de eleição. Todas essas comissões recebem o apoio e suporte da Secretaria Executiva de Comissões Hospitalares.

“Alem de promover uma maior integração entre os setores é fundamental a participação da CIPA na avaliação de cada setor e na implementação de medidas de prevenção de acidentes e promoção da saúde do trabalhador”, destacou a secretária executiva.

O diretor técnico do HPSMC destacou o empenho de todos os servidores e colaboradores que se inscreveram no processo eleitoral de escolha dos novos membros da Comissão e lembrou a responsabilidade do trabalho a ser desempenhado por eles.

“Para nós esse processo é uma vitória, com a adesão de tantos servidores ao processo eleitoral. O trabalho desenvolvido pela CIPA é de grande importância, para o hospital e para os servidores, prevenindo os acidentes que possam vir a ocorrer dentro da unidade. Essa Comissão tem uma responsabilidade muito grande, inclusive de fechar qualquer setor que possa expondo os servidores a um risco grave”.

A secretária-adjunta lembrou das ações já foram implementadas pela gestão, voltadas para a promoção da saúde e de melhores condições para o servidor, assim como  as mudanças  significativas na  unidade, trazendo reflexos à saúde do servidor e também no atendimento dos pacientes.

“O trabalhador tem sido fundamental na promoção das mudanças visíveis no Pronto Socorro, inclusive melhorando a qualidade do trabalho que é realizado aqui. Precisamos melhorar ainda mais e fazer um trabalho mais forte em relação à saúde do trabalhador e à humanização, para pacientes e servidores”, salientou.

 A capacitação, prevista nas normas que regem o trabalho da Comissão, teve inicio na segunda-feira (14), às 13 horas, no auditório do Pronto Socorro e vai até sexta-feira (23).