Saúde / SAÚDE/SUGESTÃO DE PAUTA

19 de Setembro de 2017 18h16

Médicos e enfermeiros serão capacitados para o atendimento de tuberculose

19/09/2017

HUGO FERNANDES

Divulgação

Arquivo

A fim de apresentar o novo Manual Clínico de Tuberculose, técnicos do Ministério da Saúde ministrarão uma capacitação destinada a profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da ‘Baixada Cuiabana’. A capacitação ‘Manejo Clínico de Tuberculose’ será realizada nesta quarta e quinta-feira (20 e 21), em período integral, por meio de parceria das Secretarias Municipal e de Estado de Saúde.

Mato Grosso e Cuiabá ocupam, respectivamente, o 8º lugar entre os estados e as capitais com maior número de casos do país. De acordo com dados da SMS, 35% dos registros em Mato Grosso são de pessoas residentes na Capital. As regiões com maior incidência são a Sul e a Leste.

A SMS realizou uma ‘Oficina Operacional das Ações de Controle e Vigilância de Tuberculose’, destinada exclusivamente aos enfermeiros das UBS, entre os dias 24 e 31 de julho. O foco da capacitação foi à busca ativa e verificação do estado de saúde dos pacientes que abandonam o tratamento, bem como a avaliação dos novos casos.

“Os casos de abandonos do tratamento são consideráveis. Os remédios começam a fazer efeito e depois de três semanas o paciente deixa de tomá-los. Só que o tratamento dura seis meses, evoluindo para tuberculose multidroga, muito mais resistente”, observou a Responsável Técnica pelo programa de Tuberculose da SMS, Michelle Jesus dos Nascimento.

Serviço

O que: Curso de ‘Manejo Clínico de Tuberculose’

Quem: Técnicos do Ministério da Saúde

Para quem: Médicos e enfermeiros que atuam nas UBS

Onde: Teatro Zulmira Canavarros, na sede da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, localizado no Centro Político Administrativo, na Avenida André Maggi, número 06.

Quando: Dias 20 e 21, em período integral.