Saúde / AMPLIAÇÃO

03 de Dezembro de 2021 17h07

Mais sete unidades básicas de saúde passam a aplicar a vacina contra o coronavírus nesta terça-feira (07)

03/12/2021

ROBERTA PENHA

Gustavo Duarte

Arquivo

Após 10 meses do início da campanha de imunização contra o coronavírus, Cuiabá entra em uma nova fase. Após a ampliação para 14 unidades básicas de saúde, em setembro, a partir desta terça-feira (07) o processo de descentralização vai continuar, com mais 7 unidades aptas a aplicarem as vacinas. O anúncio foi feito pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na tarde de hoje (3).

A partir desta segunda-feira (06), todos as pessoas de 18 a 59 anos que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina contra o coronavírus há 5 meses (150 dias) poderão receber a dose de reforço. Até então apenas trabalhadores da saúde e pessoas a partir de 60 anos estavam recebendo a terceira aplicação, mas com o recebimento de mais doses, a campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar ampliou o público. "Nessa cruzada contra a Covid19, a melhor estratégia de combater e vencer essa doença, é ampliar a vacinação”, explicou o prefeito de Cuiabá. Outra novidade, será a abertura de um novo polo a partir da próxima quinta-feira (9), na Unic Beira Rio.

As unidades que passarão a aplicar a vacina contra o coronavírus nesta semana são: UBS Santa Terezinha I e II , UBS Jardim Industriário I e II, UBS São João Del Rey / Novo Millenium na regional Sul; UBS 1º de Março / João Bosco Pinheiro, Centro de Saúde CPA III, na regional Norte;  UBS Despraiado I e II  na regional Oeste e Centro de Saúde Dom Aquino, na regional Leste.

Além dessas UBS, as equipes de outras 14 unidades básicas já estão sendo capacitadas e nas próximas semanas também começarão a aplicar as vacinas. Somadas as 7 que começam nesta semana e as 14 que já realizam a vacinação, até o mês de dezembro 35 unidades básicas estarão aplicando as vacinas contra o coronavírus. A descentralização da campanha já estava prevista no Plano Municipal de Vacinação desde sua primeira versão.

A coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira, disse que a ida das vacinas contra o coronavírus para as unidades de saúde é um caminho natural, já esperado pela Secretaria Municipal de Saúde. “A aplicação de qualquer tipo de vacina é uma atribuição da Atenção Básica, ou seja das unidades básicas de saúde, então essa grande descentralização já era esperada. Por ser uma vacina que foi ansiosamente aguardada por toda a população, foi necessário fazer essa distribuição nas unidades de saúde paulatinamente”, explicou Valéria.