Saúde / HUMANIZAÇÃO

12 de Maio de 2017 14h02

Mais de cem servidores concluem o segundo módulo do curso de Humanização

12/05/2017

MARIA BARBANT

Saúde

Arquivo

O 2º módulo do curso Humanização na Recepção em Saúde terminou na quinta-feira (11) no auditório da Secretaria de Saúde de Cuiabá. Ao todo serão realizados quatro módulos, um por mês, voltados para servidores das unidades da Atenção Secundária. A ideia é melhorar a relação entre os profissionais da saúde e usuários, tornando o atendimento mais qualificado e humanizado.

Participam da capacitação, que teve inicio na quarta-feira (10), os servidores dos setores de recepção e acolhimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Norte e Sul, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (CPAS), Laboratório Central de Cuiabá (Lacec), Clinicas Odontológicas e Policlínicas, totalizando 103 servidores.

Também foram convidados um servidor de cada um dos setores dessas unidades, do corpo clinico e administrativo.

As palestras abordam temas como Organização do Atendimento, Comunicação e Relações Públicas na Recepção, Atendimento com Qualidade, Atendimento Telefônico, Fraseologia Profissional, Relacionamento Interpessoal, Motivação, Trabalho em Equipe, Gestão da Saúde no processo de Trabalho Humanizado, Atendimento e acolhida, e a Importância da Ética Profissional no processo de Trabalho.

“Nosso objetivo é apresentar novos conceitos e práticas que vão auxiliar na excelência do atendimento no serviço municipal de Saúde com foco num padrão de qualidade e no cumprimento dos objetivos e metas traçadas para o desenvolvimento dos serviços públicos e, toda equipe esta empenhada em implantar um atendimento humanizado e, a recepção e acolhimento é fundamental nesse processo”, explicou a diretora da Atenção Secundária, Dúbia Campos.

Nesse módulo está sendo abordado o processo de trabalho dentro das unidades a partir da descrição do  fluxo de atendimento. “Isso para que possamos mostrar a importância de cada setor no atendimento ao usuário, com resolutividade e qualidade”.

Para a enfermeira Daniely Beatrice Ribeiro do Lago, e Eliete Saragioto, palestrantes do curso, os resultados positivos da sensibilização já  estão surtindo efeitos positivos. “Estamos mostrando a esses servidores a importância do seu trabalho,  no atendimento de qualidade aos usuários. Eles são a porta de entrada e a imagem do SUS. Essa foi uma decisão ousada, já que se trata da recepção das unidades, mais que aproxima os servidores da gestão”, salientou Daniely.

Maria Georgina de Carvalho, seis anos trabalhando na recepção do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), lembra que esta é a primeira vez que a gestão promove uma capacitação para os servidores da recepção e acolhimento. “Está sendo gratificante. É um conhecimento que estou levando para dentro da minha unidade, para meus colegas de trabalho,e que vai trazer mudanças no atendimento dos nossos pacientes”.

CURSO

O primeiro módulo do curso foi realizado em março. Na ocasião, a secretária de Saúde de Cuiabá Elizeth Lúcia de Araújo falou sobre o processo de humanização a partir da qualificação dos servidores a readequação física das unidades, com a recuperação de recursos junto ao Ministério da Saúde e a melhoria nos processos de gestão.  

 

“Esse processo de sensibilização começa pela equipe de acolhimento e recepção das unidades de saúde e faz parte do projeto de humanização, acolhimento e inclusão do prefeito Emanuel Pinheiro. Essa   orientação está sendo  levada a toda a equipe da Saúde, incluindo o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá por meio da capacitação in loco, na modalidade prática e ensino. Na prática, o que queremos é o  comprometimento dos servidores, e a efetividade do atendimento para os usuários do SUS”, destacou Elizeth Araújo.