Saúde /

17 de Agosto de 2010 10h00

Mais de 20.907 crianças foram vacinadas contra Pólio em Cuiabá

17/08/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

A equipe da Vigilância à Saúde e Ambiente (DIVISA) divulgou, nesta terça-feira (17/08), o balanço parcial da 2º etapa de vacinação da Pólio, que teve início na última sexta-feira (13/08). Esses dados revelam que 20.907 crianças menores de cinco anos foram vacinadas, um total que corresponde a 45,9% de cobertura vacinal do público alvo da campanha. O secretário adjunto, Dr. Euze Carvalho, disse que o objetivo é beneficiar milhares de pessoas não vacinadas no território brasileiro, através da vacinação coletiva realizada em um único dia contra a doença.

Para a coordenadora de Vigilância a Doenças e agravos Vitais, Ivanete Fortunato, a estratégia adotada pelo município contou com a adesão dos pais. “Foram mais de 100 postos de vacinação espalhados pela cidade em um só dia”, ressaltou.

O dia “D” da vacinação realizado sábado beneficiou a população impossibilitada de levar seus filhos durante a semana. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças com menos de cinco anos. A SMS alerta os pais e/ou responsáveis que não puderam levar as crianças para tomar a gotinha, a procurarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para receber a dose da vacina que estará disponível até o dia 15 de setembro.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) continuarão de portas abertas, das 8h às 17h, e a relação dos locais de vacinação pode ser consultada pela Central 3617-1609. Os pais devem aproveitar a oportunidade para atualizar a carteira de vacinação das crianças, inclusive para as que ainda não foram imunizadas contra a gripe A (H1N1).

Pólio - Este é o 21º ano sem a doença no Brasil, e o 31º de campanhas nacionais. O País não tem registro de casos de poliomielite desde 1989, porém a vigilância deve ser contínua, a fim de evitar a reintrodução dos poliovírus selvagens no Brasil, em razão dos casos importados provenientes de países em que a doença é endêmica.