Saúde / COMEMORAÇÃO

12 de Maio de 2018 15h00

Mães de crianças internadas no Pronto Socorro ganham homenagem pelo Dia das Mães

12/05/2018

ROBERTA PENHA

Vicente Aquino

Arquivo

A ala da Pediatria do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá teve uma manhã diferente neste sábado (12). As mães das crianças que estão internadas no hospital foram surpreendidas com um delicioso café da manhã para celebrar o Dia das Mães, que neste ano cai no dia 13 de maio. Elas também ganharam presente e maquiagem.

A assistente social da Pediatria, Suelen Xavier Macedo disse que esta ação é realizada anualmente, em parceria com a primeira-dama, Márcia Pinheiro, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Igreja Católica. Ela contou que a comemoração do Dia das Mães é um momento muito feliz, tanto para as crianças que estão internadas, como principalmente para as mães, que são as homenageadas. “Este tipo de evento tira um pouco do peso do que é estar em um hospital, por isso é tão especial”, comentou.

Clausi Barbosa, assessora da primeira-dama revelou que a equipe da Secretaria de Assistência Social desenvolve atividades no Pronto Socorro em todas as datas comemorativas. “Abraçamos esta causa e contamos com o apoio de parceiros e voluntários para conseguirmos realizar os eventos. Fazemos isto para proporcionar um dia de alegria para as pessoas que estão no PS, pois sabemos que são pessoas que estão passando por um momento difícil. A coisa que mais dói em uma mãe é ver o filho doente e internado, então para acalentar um pouco o coração delas e trazer um pouco de amor e de carinho viemos aqui para celebrar o Dia das Mães”, disse.

A assessora dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Convivência de Idosos (CCI), Suely Canellas abriu o evento falando sobre a campanha que estão realizando neste mês. “Estamos nessa campanha maravilhosa que se chama ‘Declaração de amor à minha mãe’. No mês de maio inteiro a primeira-dama Márcia Pinheiro determinou que levássemos um pouco de alegria para as mães cuiabanas. Este evento foi um pedido dela e todos nós nos empenhamos de coração para que ele acontecesse. Deixo aqui o cumprimento dela e do prefeito Emanuel Pinheiro”.  Ao final, fez uma oração pedindo a Deus que restabeleça a saúde das crianças para que possam ter alta o quanto antes.

As mães das 50 crianças que estão internadas na ala pediátrica do PS ganharam kits com uma nécessaire contendo escova de dente, pasta e sabonete. Os kits foram feitos no ateliê do programa Siminina, por meio de um trabalho desenvolvido com as artesãs do programa. “Decidimos dar algo que tivesse alguma utilidade para as mães. Esses kits de higiene pessoal podem ser carregados dentro da bolsa e são coisas que sempre estamos usando”, explicou Clausi.

Thaise Neves dos Santos é mãe de um menino de 7 anos que está internado no PS para tratamento de Osteomielite. Eles são de Sinop e estão no hospital há 3 meses. Ela estava à espera para fazer a maquiagem que uma voluntária ofereceu às mães. “Nós, que ficamos o dia inteiro aqui dentro, adoramos estas ações porque, além de nos distrair, faz com que tenhamos momentos descontraídos e agradáveis”, agradece.

A senhora Iraídes de Souza Rosa, avó de uma criança de 13 anos que está internada em tratamento contra uma bactéria, compartilha do entusiasmo da Thaise. “Acho a ação maravilhosa para as mães que estão acompanhando seus filhos no Pronto Socorro. Aqui tem pessoas de várias cidades do interior e que precisam ficar durantes dias e até meses sem sair daqui de dentro. Esse evento ajuda a nos distrair e tirar um pouco da tensão de estar em um hospital. A ideia do presente foi ótima, porque é bem útil, podemos levar pra qualquer lugar”, elogiou.