Saúde / CAMPANHA CONTRA A COVID-19

17 de Fevereiro de 2021 11h40

Idosos acamados de Cuiabá falam de alívio e agradecimento ao receber 1ª dose da vacina

17/02/2021

JAD LARANJEIRA E ROBERTA PENHA

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá deu início nesta quarta-feira (17), ao primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 dos idosos que estão acamados. E uma das primeiras a receber o imunizante foi Máxima da Silva Pereira, de 89 anos, moradora do Bairro Campo Velho, que pôde ser vacinada pela própria neta, que é técnica de enfermagem e faz parte de uma das equipes do programa “Melhor em Casa” da Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar (EMAD).

“É uma emoção muito grande, porque a gente estuda para lidar com coisas desse tipo, mas a gente não espera a informação de que vai vacinar uma pessoa que seja da família da gente. Eu quero que todos saibam, que independente de ser a minha avó, eu vou sempre tratar com maior carinho, não irei decepcionar ninguém. Estou nesse projeto ‘Melhor em Casa’, porque Deus me deu essa oportunidade para eu poder ajudar melhor a população nessa vacinação contra o coronavírus. Graças a Deus que a gente conseguiu esse imunizante, e eu tenho certeza de que em breve toda população vai receber essa vacina”, afirmou a técnica de enfermagem Janildes Nunes da Silva Souza.

Já no Bairro Doutor  Fábio 1, a família do idoso Eulário Ferreira da Costa, de 91 anos, também comemorou por ele estar recebendo a primeira dose do imunizante contra o vírus. “Estamos muito felizes que ele foi vacinado agora, e depois da segunda dose vamos pelo menos sair com ele, mas ainda tomando todo o cuidado necessário, com certeza”, disse a esposa de Eulário, Natália Vitória de Assis Costa.

No mesmo bairro, Augusto Luiz de Araújo, de 85 anos, relatou a importância de poder receber a vacina em sua casa e o quanto ficou agradecido pelo feito e espera agora pela segunda dose para poder voltar a receber visitas em sua casa.

“Graças a Deus nunca peguei esse vírus, quem tem vindo aqui é somente meu filho e minha cunhada. Para mim, ter recebido essa vacina em casa é uma benção e uma generosidade do prefeito Emanuel Pinheiro fazer isso para nós, que não podemos ir lá. Isso que ele está fazendo está sendo muito bem-feito e tenho certeza de que Deus vai abençoar ele. Agora estou tranquilo e agradeço a vocês por ter tido esse trabalho de ter me visitado. Depois que eu receber a segunda dose estarei disponível para receber visitas em casa, por enquanto é melhor ter cautela”.

A coordenadora do programa “Melhor em Casa”, Joelma Toledo, que acompanhou a vacinação que ocorre hoje na Capital, explica em mais detalhes como está sendo a vacinação dos idosos acamados. De acordo com ela, os pacientes que estão sendo comtemplados neste momento, são aqueles com idade acima de 85 anos, sendo divididos por regionais. Nesta 1ª fase, que encerra na terça (23), já foram cadastrados 295 idosos acamados.

“Serão dois dias vacinando os acamados da região leste, posteriormente vamos para a região norte. Tudo vai ser por etapa, para que possamos contemplar todas as regionais e todos aqueles acamados que foram cadastrados através de um formulário próprio, serão vacinados. Porém isso não quer dizer que aqueles que preencheram o formulário posterior a essa data não serão, eles serão sim, mas de acordo com a dispensação dessas vacinas que nos será entregue”.

A profissional ainda falou sobre o privilégio de poder fazer parte da campanha de imunização contra a covid-19. “Foi algo muito esperado não só pelo nosso país, mas pela nação, é uma perspectiva de podermos a voltar a nossa rotina, que hoje é nova, com precauções, com restrições. Isso para nós é poder trazer conforto a quem tanto espera, assim como nós profissionais que estamos na linha de frente de enfrentamento, a família também tem essa preocupação de receber essa imunização, para que todos possam ter qualidade de vida e mais segurança de que agora estamos caminhando para a imunização de toda população”.

 

Vacinação dos acamados

  

Nesta quarta (17) e quinta (18) serão imunizados os idosos acamados da regional Leste. Serão aplicadas 50 doses no primeiro dia e 52 no segundo. Na sexta-feira (19) serão vacinados os idosos da regional Norte, com um total de 79 pessoas. Na próxima segunda-feira (22) será a vez dos idosos da regional Oeste. Serão 68 doses aplicadas para este público. E na terça (23) os idosos acamados da regional Sul serão os contemplados. Estão agendadas 46 pessoas desta regional.

No Centro de Eventos foram vacinados 2460 idosos entre os dias 11 e 15 de fevereiro, além da aplicação da segunda dose para os trabalhadores da saúde, que ainda está sendo realizada.