Saúde / HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

04 de Fevereiro de 2023 06h00

Idosa que ficou mais de um ano em estado vegetativo, faz tratamento com oxigenoterapia hiperbárica no HMC

04/02/2023

CRISTIANE GUERREIRO

Idosa, Luiza Gonzaga de Souza, 85 anos, que permaneceu em estado vegetativo no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) por um ano e dois meses faz tratamento com oxigenoterapia hiperbárica e é acompanhada por equipe de multiprofissionais. Ela continua hospitalizada e apresenta melhoras gradativas. 

A filha da idosa, Elismar Gonzaga de Souza, 53 anos, foi quem teve a experiência inédita no mês de dezembro de 2022: Ver a mãe despertar e falar pela primeira vez depois de tanto tempo. ‘Emocionante’, essa foi a definição de Elismar. 

“Eu sempre tive fé na recuperação da minha mãe e durante todo esse tempo eu vivia estimulando ela. Até que, certo dia, eu chamei ela: ‘Mãe’ e ela respondeu: ‘O que é?’, foi tão gratificante, nunca vou esquecer”, contou Elismar. 

Segundo ela, a idosa posteriormente começou a pronunciar mais palavras. “Ela não fica muito tempo conversando, mas ela responde as nossas perguntas. Ela já se mexe e se alimenta via oral. É uma alegria imensa, pois antes ela não correspondia, não esboçava reação alguma, ela estava rígida e com os olhos fechados”, revelou. 

“Hoje ela já retomou a consciência e lembra algumas situações vividas. Em outros momentos ela esquece, mas acredito muito na sua recuperação total, pois eu percebo a melhora gradativa no tratamento desde quando ela despertou”, completou Elismar. 

Conforme Elismar, a mãe estava com a pele muito sensível, fato este que causou algumas lesões e precisou de tratamento com oxigenoterapia hiperbárica. 

“A oxigenoterapia hiperbárica é fenomenal. Ela recuperou muito bem depois que iniciou esse tratamento. E tudo pelo SUS, uma benção todo esse cuidado”, destacou. 

Para o filho da idosa, Eginaldo Gonzaga, o Hospital Municipal de Cuiabá é excelente. “Sempre vou levar comigo esse acolhimento que estamos recebendo”, ressaltou. 

Segundo Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o HMC, sob a gestão Emanuel Pinheiro, a idosa Luiza Gonzaga, e é acompanhada por equipe de multiprofissionais e já realizou mais de 90 sessões de oxigenoterapia hiperbárica. 

“A gestão Emanuel Pinheiro é pioneira no tratamento com oxigenoterapia hiperbárica, poucos hospitais públicos do país oferecem esse recurso”, lembrou Rós. 

O diretor-geral, Paulo Rós, informou ainda que, como a idosa ficou muito tempo em estado vegetativo, havia sido solicitado o home care. 

“Mas, com a surpreendente melhora, talvez não seja mais necessário e o processo de desospitalização poderá acontecer, através do Programa Melhor em Casa, executado pelo município de Cuiabá, que leva os cuidados especializados de atenção domiciliar”, explicou. 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, quando soube a história da idosa ficou radiante. 

“A recuperação da dona Luiza é de encher o coração de alegria, pois acordar de um coma após um ano e dois meses é surpreendente.  Ela é exemplo de força e determinação, fico imensamente radiante porque ela teve todos os cuidados decisivos no HMC para a sua recuperação. Torço para que dona Luiza volte logo para casa”, enfocou o prefeito.  

A idosa Luiza Gonzaga é acompanhada pelas equipes médica, enfermagem (enfermeiros e técnicos em enfermagem), nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, comissão de feridas e tratamento especializado com a oxigenoterapia hiperbárica.