Saúde / SUPERANDO METAS

20 de Junho de 2018 11h57

Hospital São Benedito ultrapassa metas cirúrgicas e segue como fonte ‘desafogadora’ do Pronto Socorro

20/06/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Referência em alta complexidade para Mato Grosso, outros estados e até países vizinhos, como a Bolívia, o Hospital Municipal São Benedito tem ultrapassado a cada mês as metas contratuais para a realização de cirurgias de ortopedia e neurologia e com isso segue atuando como fonte ‘desafogadora’ do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

Desde a inauguração, a meta estabelecida no contrato para ortopedia é de 200 cirurgias por mês, porém, só no mês de maio foram realizadas 250.  Na mesma linha  houve aumento na área de Neurocirurgia, que possui meta de 35 cirurgias, todavia, foram realizadas 49.

De acordo com o diretor geral e administrativo, Oséas Machado, os números a mais aconteceram porque o São Benedito atua como agente auxiliador para o Pronto Socorro e nestes meses a demanda da unidade de urgência e emergência  foi maior.

“É determinação do Prefeito Emanuel Pinheiro que a Secretaria de Saúde atue em conjunto visando a oferta de acolhimentos cada vez mais humanizados à população que busca nossos serviços. Mesmo diante do expressivo número de pacientes do interior que vieram à Cuiabá buscar atendimentos, pois mais de 60% dos pacientes não são da Capital, felizmente, conseguimos trabalhar com capacidade plena e manter nossos índices de satisfação que chegam a 99%”, pontuou Machado.

MAIS SERVIÇOS

Com base na alta demanda, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem estudando a proposta de ampliação do número de cirurgias ortopédicas, num acréscimo de mais 100 procedimentos. Nessa linha, no próximo mês o São Benedito deverá abrir mais 20 leitos na especialidade.

“A determinação do prefeito Emanuel é que a Secretaria de Saúde atue firme na diminuição das filas de espera na Central de Regulação e na retirada dos pacientes dos corredores do Pronto Socorro. Por isso, estamos empenhados em ampliar cada vez mais os serviços e neste primeiro momento a otimização dos espaços físicos já nos proporcionará a abertura de mais 20 leitos”, finalizou Oséas.