Saúde / FORÇA-TAREFA

03 de Junho de 2020 16h28

Hospital São Benedito também é referência para tratamento da Covid-19 e conta com 40 leitos de UTIs

03/06/2020

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Frente ao avanço da pandemia em Cuiabá, a gestão Emanuel Pinheiro deu sequência ao fluxograma de acolhimento desenhado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 e transformou o Hospital Municipal São Benedito em mais um centro de atendimento aos acometidos pelo novo vírus. 

Com a nova estruturação, a unidade hospitalar que recebeu 40 novos leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI), soma esforços com o Hospital Referência e avança na estruturação do SUS com à oferta de 105 novos UTIs exclusivas para o tratamento do novo vírus na Capital.  

“Desenhamos um fluxo de enfrentamento ao novo coronavírus para irmos implantando conforme a necessidade. As medidas que tomamos desde o início de março, trabalhamos para achatar a curva de crescimento da doença, mas orecisamos estar preparados para atender à população com a humanização e respeito à saúde que é inerente de nossa gestão”, pontuou Pinheiro, lembrando que muitos moradores de interior de Mato Grosso procuram por auxílio médico na rede municipal.

Além das 40 novas UTIs, o São Benedito possui 30 outras que permanecerão destinadas aos atendimentos de neurocirurgia e do Programa SOS AVC. De acordo com o diretor administrativo da Empresa Cuiabana de Saúde Pública que administra a unidade, Célio Rodrigues foi realizado redimensionamento de espaços para a biossegurança do local.

“Separamos os andares do hospital, para evitar a circulação das equipes que ofertarão atendimentos ao coronavírus, com as das demais doenças que são tratadas com excelência no São Benedito e não podem parar. Com isso, garantiremos ainda mais segurança e humanização à todos que precisarem ser atendidos aqui” explicou o diretor salientando que por não ser porta aberta só serão admitidos pacientes encaminhados via Central de Regulação.

Além do São Benedito, seguindo o princípio da economicidade, a Prefeitura de Cuiabá transformou a estrutura do antigo PS da capital, em Hospital de Referência à Covid e, somente lá, são ofertados 170 leitos de enfermaria e ainda 55 leitos de UTI. Outras dez unidades de tratamento intensivo serão abertas nos próximos dias. A partir da próxima segunda-feira (08) Cuiabá também contará com a UPA do Bairro Verdão como suporte ao atendimento de Covid. A unidade atuará realinhando o fluxo das UPAs e Policlínicas visando, sobretudo, manter a qualidade de atendimento também aos não Covid-19.

CASOS

Dados da Secretaria Municipal  de Saúde apontam 829 casos confirmados da doença de residentes e outros  261 confirmados em outras cidades que estão sendo atendidos na capital do Estado. Deste total, 104 confirmados estão internados, onde 60 estão em UTIs e privadas e 44 enfermarias ambos subdivididas em públicas e privadas. Além disso, 91 internadas suspeitas 42 em UTI e 49 em enfermaria. 13 óbitos residentes e 18 não residentes. Os dados foram atualizados no final da tarde de 02/06.