Saúde / Saúde

10 de Maio de 2017 08h51

Hospital São Benedito realiza 2ª Semana da Enfermagem

10/05/2017

Hugo Fernandes

O Hospital Municipal São Benedito deu início nesta quarta-feira (10) a 2ª Semana de Enfermagem, que será realizada no auditório da unidade. A programação seguirá até o próximo dia 12 e tem como temática central a prevenção e o tratamento de feridas em ambiente hospitalar.

A abertura do evento será às 14h, seguida de uma palestra oferecida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren/MT) com o tema ‘Direitos e Deveres da Enfermagem’. Já na quinta-feira (11) será realizada a ‘1ª Feira da Enfermagem’, com venda de doces, comidas e produtos.

Na sexta-feira será a vez da enfermeira Simonia Siqueira falar sobre os aspectos básicos, avaliação de feridas e o sistema de classificação em estágios, criado pelo “National Pressure Ulcer Advisory Panel” (NPUAP), que representa a quantidade de perda ou destruição tecidual ocorrida no paciente.

No mesmo dia, a psicóloga Flávia Ramos Duarte apresentará a importância da psicologia no tratamento das lesões, ao passo que a nutricionista Mônica Patrícia Macedo explicará sobre o valor de uma boa alimentação para a recuperação do paciente.

Na sequência das palestras serão abordados temas como gestão de qualidade assistencial; a importância da fisioterapia na prevenção e tratamento de lesões; escalas de avaliação de evolução das lesões de pele por pressão; curativos, coberturas e tecnologias; atualizações tecnológicas e evidências científicas.

“A segurança do paciente é um dever de todos os profissionais que compõem a equipe multidisciplinar, por isso convidamos psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta para participarem da discussão. Afinal, a semana é da enfermagem, já que dia 12 é Dia Internacional da Enfermagem, mas poderia ser chamada dos cuidados com paciente, ponto central dessas discussões”, avaliou a coordenadora da enfermagem, Andréia Reveles.