Saúde / ATENDIMENTO MÉDICO

23 de Maio de 2017 12h12

Hospital São Benedito oferece técnica cirúrgica de ponta

23/05/2017

HUGO FERNANDES

Marcos Vergueiro

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início ao processo de implantação de ‘cirurgias minimamente invasivas’. O procedimento neurocirúrgico, realizado no Hospital Municipal São Benedito desde o último mês de março, é considerado pela literatura médica internacional como um dos mais avançados, já que a dor no pós-operatório é menor e a recuperação do paciente mais rápida, reduzindo o tempo de internação.

De acordo com neurocirurgião Marcel Yamada, o procedimento é utilizado para a correção de patologias como hérnia discal lombar e cervical, estenose de canal lombar, foraminal e extraforaminal lombar. “Cirurgia minimamente invasiva é mais do que uma técnica, é uma filosofia que estamos implantando no Hospital São Benedito”, considerou.

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Araújo, ressalta que a demanda por cirurgias de colunas é alta no Município. Dados da Central de Regulação apontam uma fila de 259 pacientes aguardando pelo procedimento em todo o Estado. “Com isso, pretendemos diminuir o tempo de internação do paciente e, automaticamente, reduzir o tempo de espera por esse tipo de cirurgia. Queremos que essa fila ande cada vez mais rápido”, frizou.

Neuza de Araújo dos Santos, de 67 anos, é prova da celeridade na recuperação proporcionada pela técnica. A dona de casa passou pelo procedimento no último dia 15 de março e recebeu alta no dia seguinte. “Eu sofria muito com dores na coluna. Graças a Deus, no mesmo dia da cirurgia eu já estava caminhando normal, sem sentir nenhuma dor”, pontuou.

Outro exemplo disso é Maria Cecília da Silva, de 55 anos. Ela tinha hérnia de disco e foi uma das primeiras pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Cuiabá a passar pelo procedimento. “Fiquei oito meses em casa, fazendo tratamento no Hospital onde morava, sem andar e com muitas dores. Eu gritava dia e noite. Não tinha remédio que fizesse passar a dor. Fiz a cirurgia na segunda-feira (15.03) e dois dias depois estava bem”, lembrou.

Outras vantagens da técnica que merecem ser destacadas, segundo Yamada, são as incisões em pequenas dimensões, preservação da musculatura da coluna, risco menor de complicações como infecção e perda sanguínea. Além disso, o resultado é igual ou melhor que a cirurgia convencional.