Saúde / ALINHAMENTO POLÍTICO

12 de Junho de 2020 14h52

Hospital Referência de Cuiabá recebe 20 novos respiradores para UTI/Covid-19

12/06/2020

OZIANE RODRIGUES

Gustavo Duarte

O Hospital Referência para Covid-19 em Cuiabá recebeu nesta sexta-feira (12) 20 novos respiradores - equipamentos essenciais nos leitos de UTI que atualmente estão em falta no mercado, para o enfrentamento da pandemia.

Ao todo, além dos equipamentos que estão subdivididos em 10 respiradores fixos e 10 móveis, a Prefeitura de Cuiabá também recebeu 69 mil máscaras cirúrgicas tripla, 12 mil N95, 200 óculos de proteção, 400 protetores faciais e ainda quatro mil toucas hospitalares.

Os aparelhos e os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs foram destinados pelo Ministério da Saúde por intermédio direto do deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto.  “Nesse momento de dificuldade onde todos lutam contra essa pandemia, conseguimos esses equipamentos para a Capital do Estado que atende todo o interior. A vitória foi possível graças à atenção e sensibilidade do Ministério da Saúde junto a Cuiabá. E nos prova que, com unidade, podemos garantir mais saúde para todos os mato-grossenses”, frisou o deputado.

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, com os novos equipamentos, o Hospital Referência poderá ampliar os serviços já ofertados.

“Uma ajuda inestimável do Ministério da Saúde que aconteceu por uma interlocução direta do deputado Emanuelzinho. Nesse momento em que estamos entregando todos esses equipamentos quero reforçar que eles vão permitir a manutenção dos 55 leitos de UTI aptos ao tratamento aqui no Hospital Referência que já está com pouco mais 88% de sua capacidade máxima, e ainda permitir a ampliação de novos leitos. Por tudo isso, quero agradecer intensamente cada um que tornou esse reforço possível”, enfatizou Pinheiro.

MAIS ESTRUTURA

Além do Hospital Referência que possui 55 leitos de UTI sendo 40 adultos, 15 pediátricos e 170 leitos clínicos, Cuiabá implantou ainda 40 leitos de UTI e mais 20 clínicos exclusivos para Covid-19 no São Benedito. A Capital conta também com a UPA do bairro Verdão que está atuando como centro de apoio referencial das UPAs e policlínicas para Covid-19.