Saúde / INTEGRIDADE

10 de Junho de 2022 10h11

Hospital Municipal de Cuiabá instrui colaboradores sobre a NR32

10/06/2022

CRISTIANE GUERREIRO

Davi Valle

Arquivo

Colaboradores do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” – HMC receberam treinamento sobre a aplicabilidade da Norma Regulamentadora - NR 32 na área hospitalar e participaram de mais uma ginástica laboral nos setores. 

Direcionado a todos os trabalhadores do hospital, o treinamento começou na segunda-feira (6) por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho – SESMT, com o apoio do Núcleo de Gestão de Qualidade Hospitalar – NGQH e Comissão Interna de Prevenção de Acidente - CIPA. 

A NR 32 tem por finalidade estabelecer diretrizes básicas para garantir a segurança tanto dos colaboradores, como dos pacientes e visitantes dos ambientes hospitalares. A ação é uma forma de instruir sobre as medidas preventivas, para evitar os riscos e acidentes de trabalho, que podem ser físicos, químicos e biológicos. 

Segundo o engenheiro em segurança do trabalho, Anderson Tonon, esse treinamento cumpre os principais itens da norma NR32. “É importante trazer o conhecimento aos colaboradores, quanto ao conjunto de medidas protetivas e preventivas voltadas para  a segurança de todos. Tratando noções a respeito de temas como proteção individual, manuseio e armazenamento de produtos”, explicou.

Dentre os assuntos pautados, destacam-se os objetivos da NR32, a proibição do uso de adornos, informações sobre o não uso de sapatos abertos e suas implicações, ações em situação de emergência e as rondas preventivas e notificações do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho.

Na ocasião, o educador físico, Rodrigo Souza, desenvolveu mais uma ginástica laboral com os colaboradores, a iniciativa faz parte do projeto Vida Saudável, desenvolvido pelo Hospital Municipal de Cuiabá. “Reforçar todos os meses a ginástica laboral é importante para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores”, pontuou.

O técnico em enfermagem, Gustavo Braz, que atua nas internações, participou do treinamento. “Recebi informações de grande valia para o desenvolvimento do meu trabalho. O conhecimento e o treinamento “in loco” fazem toda a diferença para realizar ações corretas e assertivas, também gostei bastante da ginástica laboral”, afirmou.

A enfermeira Dellays Feitosa, destacou a relevância do treinamento e da ginástica laboral. “Com o treinamento, aprendemos sobre o correto armazenamento e manuseio dos materiais hospitalares, além de outros itens abordados, para a segurança e proteção individual. Já a ginástica laboral ajudou a relaxar e a aliviar o estresse”, comentou.

O gestor do Hospital Municipal de Cuiabá, Paulo Rós, destacou que é necessário o treinamento e a ginástica laboral para reforçar a importância de seguir os cuidados específicos para a integridade de todos. “A saúde dos colaboradores, pacientes e visitantes são importantes para nós, por isso pontuamos essa ação de orientação e treinamento. A gestão Emanuel Pinheiro e diretoria do hospital querem um ambiente de trabalho eficiente e seguro”, concluiu.