Saúde / SEMANA/ENFERMAGEM

09 de Maio de 2017 09h36

Hoje tem feira cultural e varal de ervas medicinais na programação do Pronto Socorro

09/05/2017

MARIA BARBANT

Prossegue no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) as atividades da V Semana de Enfermagem.  Pela manha, a equipe do setor de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), fez uma dinâmica de Higienização das mãos nos corredores das clínicas. Também pela manhã foram  abertas a Feira Cultural e Cientifica e a exposição Varal Medicinal.

A Responsável Técnica (RT) da Enfermagem, Ligia Cristiane Arfeli contou que o Varal Medicinal foi montado em parceria com o Horto Florestal “Toté Garcia”, dando  oportunidade para que os profissionais conhecam um pouco sobre as ervas medicinais e o Programa Municipal de Fitoterapia e Plantas Medicinais (Fitoviva), criado pela Lei Municipal nº 5.053, de 2007,  com o objetivo de incentivar o cultivo de Plantas Medicinais nos quintais e unidade de saúde, resgatando essa cultura e orientando os usuários quanto ao seu uso racional.

"Nosso objetivo é sensibilizar os profissionais da área de saúde a implantarem  práticas integrativas em saúde na unidade", explicou o terapeuta da Unidade de Referencia em Práticas Integrativas e Complementares (URPICS), Luiz Edmundo. A URPICS funciona no Horto Florestal e atende a comunidade em geral e os profissionais da Saúde.

Já na Feira Cultural e Cientifica, os servidores do Pronto Socorro estão expondo seus trabalhos artesanais e outros produtos.

Ainda pela manhã, aconteceu a oficina sobre utilização da prática do Reiki como terapia integrativa em Saúde.

No período da tarde, dentro da programação, será realizado às 18:00 horas, uma palestra sobre Qualidade de Vida com o fisioterapeuta e terapeuta de Leitura Biológica, Igor Junqueira.

Às 18:30, a enfermeira  Cibeli Lemes, ministra uma oficina de Biodanza e às 19:45 acontece uma sessão de Terapia Comunitária.

A V Semana de Enfermagem do HPSMC tem como tema a “Enfermagem Viva”. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial do Enfermeiro, na próxima sexta-feira, dia 12 de maio e tem como objetivo, motivar e fortalecer a categoria e o trabalho do profissional de enfermagem.

Durante toda a semana serão realizadas  oficinas de práticas integrativas  em saúde com Biodanza, Reiki e Terapia Comunitária, autocuidado com massagem no ambiente de trabalho, Varal Medicinal com apoio do Programa Municipal de Fitoterapia e Plantas Medicinais (Fitoviva), desenvolvido no Horto Florestal, ginástica laboral, Meditação e outros.

Também estão programados Momentos de Beleza com massagem Quick e design de sobrancelhas.

Os mini cursos vão abordar os cuidados com feridas e ostomia e, a higienização das mãos, dentro da Campanha pelo Dia Mundial de Higienização das Mãos (05/05), criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de alertar para a importância desse ato simples.

SERVIÇO

V Semana  de Enfermagem do HPSMC – “Enfermagem Viva”

Data: 08 a 12 de maio

Local: HPSMC

Confira aqui a programa completa da Semana de Enfermagem.