Saúde / TRABALHO

08 de Abril de 2020 07h00

HMC, UPA Verdão e novas UBSs consolidam avanços históricos e virada de página na Saúde da Cuiabá dos 301 anos

08/04/2020

OZIANE RODRIGUES

Luiz Alves

Arquivo

Em apenas três anos de gestão Emanuel Pinheiro, a construção e entrega do Hospital Municipal de Cuiabá - HMC Dr. Leony Palma de Carvalho, que já é o maior complexo hospitalar do SUS do Centro Oeste e está entre os três maiores empreendimentos públicos do país, aliado à Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) do bairro Verdão e mais três Unidades Básicas de Saúde marcam avanços históricos e consolidam a virada de página na Saúde Pública de Cuiabá em seus 301 anos. 

Para se ter noção dos avanços, apenas o HMC configura, conforme o Ministério da Saúde, um salto de 20 anos na Saúde Pública de MT. A ampliação na cobertura se deve ao fato de Cuiabá acolher pacientes dos 141 municípios do Estado.

A UPA Verdão sera referência aos atendimentos de pacientes com o novo Coronavírus (COVID -19). Além disso, a UPA Leblon, que será entregue no próximo mês, também colocará a tricentenária capital em posição de destaque nacional na cobertura de urgência e emergência. 

A afirmação é endossada pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 10, de 03 de janeiro de 2017. O documento, que redefine as diretrizes de modelo assistencial e financiamento de UPA 24h de Pronto Atendimento como Componente da Rede de Atenção às Urgências, no âmbito do Sistema Único de Saúde, estipula 250 a 300 mil habitantes por UPA. 

Partindo da decisão, Cuiabá, que possui pouco mais de 600 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e está no limite de cobertura preconizada pelo MS com as UPAs SUL, no bairro Pascoal Ramos e a Norte no Morada do Ouro, terá quatro para pouco mais de 600 mil habitantes.

Segundo o secretário de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho, na prática, isso significa que a Capital terá capacidade plena para atender de 500 a 600 mil habitantes a mais na Atenção Secundária.

“Embora a tarefa de humanizar a saúde pública de Cuiabá seja árdua, pois nossa rede recebe pacientes de todo o estado de Mato Grosso e até de países vizinhos, com as quatro UPAs, estaremos aptos para atender até o dobro de população atual. Um presente para os 301 anos da Capital, especialmente neste momento em que todos mais precisam da Saúde”, frisou Pôssas.

Faltando ainda um ano para concluir o mandato, Pinheiro já acumula também diversas obras concluídas e entregues na Atenção Básica. Dentre elas, três novas Unidades Básicas de Saúde - UBS sendo elas Jockey Clube, Itapajé/Santa Terezinha e Parque Ohara. Além disso, reformou e ampliou 27 unidades Básicas de Saúde que há décadas não recebiam grandes reparos. Todas foram entregues totalmente climatizadas, equipadas com novas mobílias e com equipes odontológicas. 

Para o prefeito Emanuel Pinheiro,  todos esses avanços são a prova mais contundente de um trabalho sério que está sendo visto lá fora como a Cuiaba que dá certo. 

“Prometi mudar a Saúde Pública para os cuiabanos entregando um novo Pronto Socorro e concluindo obras que estavam paralisadas como verdadeiros esqueletos a céu aberto. Com o trabalho de uma equipe séria e comprometida levamos mais que isso: entregamos um hospital que tornou-se case de sucesso para outros Estado. Tudo no HMC é da mais alta qualidade, padrão particular para quem mais precisa do SUS. E cumprindo mais uma promessa voltamos os olhos para os postos de Saúde para promover qualidade de vida nos bairros, evitando assim que as pessoas adoeçam. Ainda falta muito para avançarmos, mas dá orgulho saber que em tão pouco tempo, este legítimo filho desta terra já promoveu mudanças que estão mostrando lá fora que somos um povo aguerrido, um povo que não foge ao desafio e que prova todos os dias que somos uma Cuiabá que dá certo”, finalizou o prefeito.