Saúde / CAPACITAÇÃO

22 de Julho de 2022 09h10

HMC capacita funcionários para o gerenciamento correto dos resíduos sólidos de Saúde

22/07/2022

CRISTIANE GUERREIRO

Divulgação

Arquivo

O gerenciamento correto dos resíduos sólidos de saúde foi pauta da capacitação interna realizada nos dias 18/07 a 22/07, no Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”. A ação faz parte do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e é desenvolvida pelo HMC, através do Serviço de Educação Permanente – SEDUP, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT. 

A enfermeira da SEDUP e CIPA, Drackcyelle Almeida, abordou com os colaboradores do HMC sobre o gerenciamento dos resíduos de saúde, que corresponde às seguintes etapas: segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, armazenamento temporário, tratamento interno, armazenamento externo, coleta e transporte externo e destinação final. 

“Quando não é realizada a separação correta, é gerado o dano físico, financeiro e ambiental. É realizada a pesagem do lixo infectante, que gera custos, quanto descartamos o lixo comum junto com o infectante, é causado o dano financeiro e quando descartamos o lixo infectante com o lixo comum, é causado o dano ambiental, que afeta a vida das pessoas, considerando riscos de doenças devido à exposição irregular do lixo”, relatou. 

Conforme os setores envolvidos na capacitação, é importante a orientação sobre os tipos de resíduos, classificados como comum, infectante, químico, radioativos e perfuro cortante, para que sejam despejados nos recipientes de maneira correta. Sobre o dano físico causado por manuseio irregular, o resíduo perfurocortante é o maior causador de acidentes de trabalho. “Além do descarte adequado, orientamos muito sobre a maneira correta de manusear os resíduos, para evitar acidentes físicos”, completou. 

Paulo Rós, diretor-geral do HMC, ressalta que é de responsabilidade de todos o gerenciamento dos resíduos por se tratar de saúde pública e meio ambiente. “A gestão Emanuel Pinheiro se preocupa para que não ocorra o descarte inadequado capaz de colocar em risco os recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas. A gestão e a direção do HMC entendem que a capacitação periódica nos períodos diurnos e noturnos é primordial para evitar os danos”, ressaltou. 

Segundo a enfermeira Juliane Gonzaga, que participou da capacitação, a abordagem foi interessante para reforçar o correto gerenciamento do resíduo, “O assunto foi bem esclarecedor, tivemos a oportunidade de sanar dúvidas e acredito que a ação ajudou a minimizar gastos com a sobrecarga desnecessária do resíduo”, observou. 

Para a enfermeira Lívia Araujo, que atua há quase três anos no HMC, a sugestão de abranger as orientações aos acompanhantes é importante para ajudar no correto descarte do resíduo. “Colocar em alerta todos os envolvidos no ambiente hospitalar ajuda muito no êxito das ações”, pontuou. 

O gerenciamento dos resíduos sólidos de saúde exige cuidados e atenção especial em relação à sua coleta, acondicionamento, transporte e destino final por conterem substâncias prejudiciais à saúde humana.  O próximo passo do Serviço de Educação Permanente – SEDUP, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT envolverá o monitoramento do manuseio e descarte dos resíduos.